‘Kirstie Alley, famosa por sua participação na popular série Cheers, dos anos 80, e nos filmes da trilogia Olha Quem Está Falando, ao lado de John Travolta, ganha sua segunda série. Depois de Veronica’s Closet (no fim dos 90) é a vez de Fat Actress. Kirstie era famosa em Hollywood, mas viveu momentos de reclusão após engordar alguns quilinhos – ela afirma estar com 92, embora muitos falem em 130 Kg. Sem conseguir trabalho, a atriz foi atrás de uma série própria, em que ela é Kirstie Alley, a ‘atriz gorda’, como diz o título da atração que estréia hoje, às 21 horas, na Fox.
Fat Actress conta com a participação, no primeiro episódio, do colega John Travolta – que interpreta ele mesmo. O capítulo brinca com essa obrigação que as atrizes têm de serem magérrimas. E só as atrizes… ‘John Goodman tem seu próprio show. Jason Alexander (ex-Seinfeld) parece uma bola de boliche e tem o dele. E o James Gandolfino? Parece uma baleia…’, defende a atriz citando os protagonistas de Center of Universe, Listen up e Família Soprano.
Mas não tem jogo, eles são homens e Kirstie só terá seu show à custa de uma pequena chantagem de seu empresário. Esse é o momento em que a comédia dá espaço para piadinhas não muito engraçadas que envolvem um certo racismo – a diferença entre mulheres brancas e negras – e uma dose de sexismo digno de A Praça É Nossa. Porém, essa foi a forma que a atriz encontrou para justificar, no show, a conquista de um espaço na TV. No mundo real, Kirstie voltou à telinha com uma idéia simples: rir – e fazer rir – de si mesma.’
FUTEBOL NA TV
Keila Jimenez
‘Globo vende nosso futebol lá fora ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 6/09/05
‘A Globo está apostando muitas fichas no interesse que os gringos têm em nosso futebol arte. A Divisão de Vendas Internacionais da rede está armando um grande plano de vendas dos campeonatos de futebol brasileiro para emissoras de outros países.
O pacote oferecido pela Globo lá fora agrega o Campeonato Brasileiro, o Carioca, o Paulista e a Copa do Brasil, nas temporadas de 2006 a 2008. A apresentação desses produtos foi feita em março pela rede na Sportel Asia, uma das maiores feiras de eventos esportivos do mundo, que reúne emissoras, produtoras de conteúdo, mercado anunciante e empresas de marketing esportivo. Esse foi só o início. A Divisão de Vendas Internacionais direciona agora sua atenção para a Sportel Mônaco, que ocorrerá entre os dias 24 e 27 de outubro.
Nela, além do pacote de futebol, a rede pretende colocar à venda outros eventos esportivos dos quais detém os direitos, com jogos de vôlei, campeonatos de futebol de areia, entre outros…
Vale lembrar que a Globo acabou de assinar a renovação do contrato pelos direitos de transmissão do pacote de futebol com o Clube do 13, após muita discussão, como é de praxe. No contrato passado, que termina no dia 31 de dezembro, ficou acertado que a emissora repassaria aos times pelos direitos de transmissão R$ 257 milhões. No novo contrato, esse montante deve pular para R$ 280 milhões, o que alguns clubes consideram pouco ainda.
No caso das vendas internacionais desses eventos, os clubes não terão nenhuma participação nos lucros da rede.’
BNDES NA TV
Daniel Castro
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BNDES estuda financiar novela e desenho ‘, copyright Folha de S. Paulo, 6/09/05‘O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estuda criar uma linha de crédito para financiar a produção de programas de televisão, como novelas, minisséries, documentários e desenhos animados.
Paula Porta, assessora do presidente do banco, Guido Mantega, diz que o estudo está em fase de ‘diagnóstico do setor’, levantando como funciona sua ‘cadeia produtiva’ da TV, seus modelos de negócios e tamanho. O estudo, afirma ela, vai apontar ‘gargalos, onde há necessidade de fomento’, e potenciais de exportação.
Segundo a assessora, o objetivo inicial do BNDES é abrir linha de crédito tanto para as grandes redes como para produtores independentes. ‘O estudo vai determinar quem vai entrar’, afirma.
A abertura de crédito a juros menores do que os cobrados pelo mercado financeiro (como é prática do BNDES) é uma reivindicação das redes de TV que veio à tona há dois anos, quando a Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV) co-patrocinou projeto de socorro financeiro à mídia. Na época, Record, Band e SBT atacaram o plano, que, segundo elas, ajudaria a Globo a pagar dívidas. As três redes pediram crédito só para a produção.
Paula Porta diz que o estudo se enquadra ‘na disposição do banco de criar linhas de fomento a vários setores da cultura’, como a que abriu financiamento para a construção de salas de cinema.
OUTRO CANAL
Efeito Afetada pela queda na propaganda do governo federal com a crise do mensalão, a Band cortou oficialmente 3,4% de seus funcionários. A emissora perdeu cerca de 80% da publicidade que recebia do governo. Mas diz que o corte foi um ‘ajuste natural de equipes’ e que continuará investindo em produção em 2006.
Reforço O canal ESPN Brasil anuncia hoje a contratação do jornalista Juca Kfouri, que, a princípio, permanece no ‘Cartão Verde’, da Cultura. ESPN e Cultura negociam parceria para a Copa de 2006, cujos direitos a emissora pública tenta adquirir da Globo.
Janela A Record começa a exibir filmes de grande bilheteria que comprou da Universal, ex-parceira da Globo. Para outubro, programa o clássico ‘ET’ (dia 2) e o inédito ‘+ Velozes + Furiosos’ (dia 23), além de ‘A Era do Gelo’ (dia 9), que adquiriu da Fox.
Interino Apresentado por Ana Paula Padrão, o ‘SBT Brasil’ empatou sábado no Ibope, em cinco pontos, com o ‘Jornal da Band’, ancorado por Otávio Ceschi, substituto do titular Carlos Nascimento. No horário, a Record marcou dez pontos, e a Globo, 35.
Provocações A Igreja Universal contratou Carlos Clemente para o cargo de diretor comercial da Rádio Record (AM). A novidade não repercutiu nada bem na TV Record: Clemente é desafeto do superintendente comercial da emissora, Walter Zagari.’