Estão abertas as inscrições para o 8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Científico, que será realizado em Salvador (BA), de 24 a 27 de outubro. Promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e pela Universidade Federal da Bahia, o evento deste ano terá como tema o ‘Jornalismo Científico e Educação para a Ciência’. O objetivo é apontar caminhos para o contínuo aperfeiçoamento do jornalismo científico e de seus profissionais, pesquisadores e estudantes.
A conferência de abertura será realizada pelo historiador Peter Burke, da Universidade de Cambridge (Reino Unido). Autor dos livros História Social do Conhecimento e Uma História Social da Mídia: de Gutenberg à Internet, suas obras são referência na compreensão da era da informação.
A programação contará com oito mesas temáticas, cinco mini-cursos, quatro oficinas e sessões de apresentação de trabalhos. Pela primeira vez na história dos congressos da ABJC haverá atividades especialmente destinadas a estudantes de jornalismo, na forma de palestras.
Os debates contarão com jornalistas, professores e pesquisadores de instituições renomadas, como CNPq, SBPC, Academia Brasileira de Ciências, Embrapa, USP e Unicamp, além de profissionais de veículos de comunicação de grande circulação. Estão confirmadas as presenças de Ricardo Bonalume (Folha de S.Paulo), Marta San Juan de França (Horizonte Geográfico) e Oliveiros Ferreira (O Estado de S. Paulo).
Além das atividades culturais e de lazer, reservadas para o período noturno, os participantes do Congresso poderão conhecer o trabalho de preservação ambiental realizado por algumas entidades da região e aproveitar para desfrutar da natureza. A oficina Pró-Mar, por exemplo, inclui um mergulho no recife de corais na Ilha de Itaparica.
No último dia do evento, haverá apresentação da peça teatral Einstein, entrega do Prêmio ABJC de Jornalismo Científico, que irá premiar as melhores reportagens científicas publicadas em 2003/2004, e jantar de encerramento.
Informações e inscrições no site (www.abjc.org.br/congresso). Atendimento à imprensa pelos telefones (11) 5549-1863 / 5081-5237