Sabe qual é a parte mais estranha de ser candidato à presidência dos EUA? Para John Kerry, é a quantidade de homens que se apresentam a ele em banheiros públicos. Este é o tipo de informação – inútil, mas curiosa – que os telespectadores conhecem no programa de TV Daily Show, do canal Comedy Central.
‘Por isso é tão importante que candidatos à presidência apareçam no Daily Show. Este é o tipo de informação que você nunca iria saber no 60 Minutes, World News Tonight ou The Today Show‘, diz Lisa de Moraes em artigo no Washington Post [25/8/04].
Apresentado pelo ator Jon Stewart, o talk show prima pela ironia de suas entrevistas e pela sátira aos clichês usados pelos jornalistas consagrados na imprensa americana e ao modelo tradicional de jornalismo. E, de acordo com a Associação de Críticos de Televisão, foi considerado o melhor programa de notícias e informação do país.
Kerry é o primeiro candidato a comparecer ao programa. E Stewart não poupou esforços para encostar o democrata na parede. Tudo na base da brincadeira, é claro. O apresentador perguntou se ele nunca havia estado no Vietnã e se é mais liberal do que Karl Marx. Sobre a mulher do candidato, Stewart perguntou se era verdade que toda vez que ele come ketchup dá um trocado a ela. A extrovertida Teresa Heinz Kerry é herdeira da gigante de condimentos Heinz. Kerry não perdeu o bom humor: ‘Gostaria que fosse assim’, brincou ele. ‘Mas, de qualquer maneira, continue a comer muito ketchup’.