Thursday, 21 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Equipe de rede em greve recorre à internet

A equipe de funcionários que trabalha na rádio da rede pública canadense Canadian Broadcasting Corporation, proibida de entrar na emissora desde 15/8 – prática conhecida como ‘lock out’ ou greve patronal –, começou a transmitir conteúdo em áudio via internet para manter a programação no ar enquanto a disputa trabalhista, que já dura 15 meses, não se resolve. A CBC está em negociações contratuais com sindicalistas porque quer contratar mais funcionários temporários, em vez de investir num quadro fixo.

Em agosto, funcionários do programa Fredericton´s Information Morning colocaram um dos primeiros podcasts (arquivos de áudio no formato MP3 destinados a tocar em computadores e aparelhos portáteis) produzidos pela rádio em um sítio de internet feito por membros da Canadian Media Guild (sindicato dos jornalistas canadenses da CBC, Canadian Press, Reuters, Agence France-Presse e TV Ontário). O podcast, de sete minutos de duração, trazia informações sobre o ‘lock out’ e entrevistas e foi transmitido também na estação de rádio da universidade local.

Desde que o ‘lock out’ começou, gerentes da CBC têm preenchido a grade de programação com breves noticiários. O sítio oficial da CBC apresenta notícias e inclui um link para um sítio que explica a posição da companhia no ‘lock out’. Alguns funcionários impedidos de entrar na emissora planejam montar um sítio próprio, à parte do oficial da CBC. Informações de James Keller [Canadian Press, 26/8/05].