Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Mais um jornal gratuito fechado na Espanha

 

O diário espanhol gratuito Qué! se tornou mais uma vítima da crise econômica do país. O jornal é o terceiro título gratuito a encerrar suas atividades nos últimos anos. O grupo de mídia Vocento afirmou que, com o fechamento do impresso, os esforços do Qué! passariam a se concentrar no site.

Companhias de mídia na Espanha têm sofrido com a queda na receita publicitária diante da recessão econômica que já deixou um em cada quatro espanhois desempregados. A receita do Qué! havia caído 30% no primeiro trimestre de 2012. A Vocento comprou o jornal em 2007, dois anos após seu lançamento, por 132 milhões de euros.

Com o fim do diário, que trazia notícias locais, políticas e fofocas de celebridades, o país fica com apenas um jornal gratuito, o 20 Minutos, do grupo norueguês Schibsted. O Metro foi fechado em 2009 e o ADN, em dezembro do ano passado.

Diversos países europeus experimentaram a tendência dos jornais gratuitos na última década, mas o formato provou-se de difícil sobrevivência. Na Espanha, além dos gratuitos, jornais regionais também estão desaparecendo. Informações da Reuters [28/6/12].