"A polícia identificou [ ], de 22 anos, filho do atual secretário de Esportes de Marília, como o responsável por contratar o grupo que na semana passada invadiu e incendiou a sede do ‘Diário de Marília’ e das rádios Diário FM e Dirceu AM. Ele teria oferecido R$ 10 mil para Amauri Campoy, que está preso e é acusado de participar do crime. [ ] está foragido.
A revelação foi feita ontem pelo delegado seccional de Marília, Roberto Terraz:
– Campoy confessou que foi o [ ] que entrou em contato com ele e ofereceu o serviço. Mas não quis dizer quem teria ordenado o crime.
Campoy foi preso sexta-feira, quando tentava fugir da cidade com R$ 500. Ele foi assessor do deputado Vinícius Camarinha (PSB), filho do ex-prefeito Abelardo Camarinha (PMDB). Já o pai de [ ] , Carlos Coércio, além de secretário de Esportes da atual gestão, foi sócio de Camarinha e vice-presidente da Emdurb na gestão do ex-prefeito. Campoy foi motorista do gabinete de Camarinha.
Para o diretor de jornalismo do ‘Diário de Marília’, José Ursílio, a notícia reforçaria a tese de envolvimento de Abelardo Camarinha no atentado. Camarinha não foi encontrado ontem.
– Todos os indícios levam ao envolvimento do grupo político do ex-prefeito. Ainda não se pode afirmar, mas é muita coincidência que todos os envolvidos sejam ligados a ele. Cabe à polícia desvendar o caso – disse Ursílio.
Anteontem a polícia deteve Carlos Roberto Valdemebre da Silva, de 42 anos, que também estaria envolvido no incêndio. Ele foi reconhecido pelo vigia do jornal. Na delegacia, Silva negou o envolvimento no crime. O ‘Diário de Marília’ e as rádios Diário FM e Dirceu pertencem ao grupo Central Marília de Notícias (CMN). Na madrugada da última quinta-feira, seis pessoas renderam o vigia e invadiram o prédio. O bando permaneceu 30 minutos no local, tempo suficiente para espalhar panos molhados com gasolina por todo o prédio. Cerca de 80% da sede da CMN foram destruídos."
Folha de S. Paulo
"Justiça já decretou prisão Polícia busca mandante de incêndio em jornal ", copyright Folha de S. Paulo, 13/09/05
"A Justiça em Marília (SP) decretou a prisão de um suspeito de ser o mandante do atentado contra a sede da Central Marília de Notícias, que edita o jornal ‘Diário de Marília’ e é proprietária das rádios Diário FM e Dirceu AM.
A polícia não divulgou o nome do suspeito, sob a alegação de que as investigações correm em segredo de Justiça. O suspeito não havia sido achado até a noite de ontem e já era considerado foragido.
Na madrugada de quinta-feira passada, três homens invadiram o prédio após dominar e agredir um vigia. Eles espalharam gasolina e incendiaram parte das instalações. A ação foi filmada pelo sistema interno de câmeras do local.
Na sexta-feira, a polícia de Marília prendeu Amauri Campoy, 57, acusado de ser um dos três homens a participar do atentado contra a empresa. De acordo com a polícia, ele foi identificado porque apareceu sem capuz nas gravações feitas pelo circuito interno. À polícia Campoy teria confirmado sua participação e revelado o nome do suposto mandante, o que motivou o pedido de prisão."
TODA MÍDIA
Nelson de Sá
"Lula lá", copyright Folha de S. Paulo, 14/09/05
"A BBC Brasil segue Lula até Nova York.
Lá, ‘vai defender o combate à fome na ONU’. Mas, destaca outra reportagem, ‘a América Latina vai desunida à reunião’, sobretudo quanto ao Conselho de Segurança.
Lula, ainda assim, vai respirar por lá. Em editorial, o ‘New York Times’ louvou ontem, desde o título, ‘Uma Amazônia mais saudável’.
Era referência à confirmação de que ‘a queima da Amazônia diminuiu’ à metade:
– Isso mostra que, quando o governo exibe vontade política para proteger a Amazônia, ele consegue fazê-lo.
E viva Marina:
– Liderado por Marina Silva, a ministra do Meio Ambiente que um dia foi seringueira, o país começa a impor autoridade em áreas da floresta que sempre foram sem lei.
O editorial prosseguiu, mas havia mais no ‘NYT’, na coluna de Nicholas Kristoff.
Sublinhando que a reunião de governantes na ONU visa ajudar ‘pobres do mundo’, atacou a ‘assembléia de hipócritas’. Mas ‘com exceções’:
– Alguns países, do Brasil à Indonésia, estão nos trilhos para cumprir com seus objetivos de desenvolvimento.
Mais do ‘NYT’, agora artigo de colaborador:
– A melhor alternativa é abraçar o G4.
Era uma referência à proposta de ampliação do Conselho feita por Alemanha, Japão, Índia e Brasil. Seria a melhor forma de confrontar a China.
Mas os EUA estão longe de ‘abraçar’, segundo reportagem do mesmo ‘NYT’.
Lula, do ‘Jornal Nacional’ ao ‘SBT Brasil’, não falou de fome, floresta ou ONU. Da Guatemala, América Central, comentou a crise sem fim:
– Você não pode mais viver num país em que a minoria tem todos os privilégios e a grande maioria não tem praticamente direito nenhum. Então, não é o Maluf o primeiro, não será o Maluf o último. Todos aqueles que tiverem uma dívida com a sociedade serão investigados e punidos. Isso vale para o mais humilde brasileiro e vale para o presidente da República.
O CHEQUE
Com Sebastião Buani na linha, sua mulher confirma ao ‘JN’ que ele está com o cheque. De Fernando Rodrigues no UOL a Ricardo Noblat no iG, os blogs entraram pela noite anunciando que ele ‘negocia’ o que fazer, mas que Severino já teria sido ‘abatido’
JUÍZO FINAL
Abrindo a escalada do ‘Jornal da Band’, ‘Sebastião Buani promete, mas não entrega cheque’. Não importa, prosseguiam as manchetes:
– Partidos de oposição querem Severino fora.
No dizer da Globo News, foi ‘uma grande confusão’ o espetáculo de entrega do pedido por Fernando Gabeira, Roberto Freire, até Ronaldo Caiado. PT e PMDB não apoiaram, mas ‘a ala da esquerda do PT assinou’, registrou a Folha Online. Na manchete do Globo Online:
– É dada a largada para tirar Severino.
A ‘photo op’ parou depoimento e deu ‘largada’, mas não só para Severino.
O ‘JN’ destacou na sua escalada -e em quase todo o primeiro bloco- uma reportagem que buscou atingir em cheio o ministro Antonio Palocci, ao vincular ações de seu irmão ao caixa dois.
Ainda assim, a CPI dos Bingos, aquela que Franklin Martins chama de CPI do Juízo Final, por tratar de todos os pecados do PT, reais ou imaginários, evitou convocar o ministro da Fazenda. Em compensação, chamou o chefe de gabinete do presidente.
A DESPEDIDA
PFL e PSDB estarão lá e Severino ‘confirmou que vai presidir’. E ontem, noticiou a Band News, ‘a comissão de Justiça rejeitou o último recurso de Roberto Jefferson para evitar a perda do mandato’.
Portanto, hoje vai ser votada a cassação do deputado, que ontem passeava pelo Congresso, anunciando para Globo, Record, CBN, até à agência Reuters, o que pode constar de seu discurso de despedida. O destaque geral foi para a ironia de Jefferson:
– Vou falar bem do presidente e de seu núcleo duro.
Quer dizer, o discurso ‘passa por ele’, Lula. Mas num segundo passeio de Jefferson pela Câmara, mais à noite na Folha Online, voltou o suspense:
– Ele [Lula] é um homem de bem. Acho que entregou o governo em mãos erradas."
***
"Unanimidade ", copyright Folha de S. Paulo, 13/09/05
"O dia chegou ao fim com a manchete na Folha Online, depois na Record e na Band, mostrando que a punição deu mais um passo:
– Comissão aprova pedido para cassar os 18.
E ‘por unanimidade’.
Antes mesmo da aprovação, as peças já vinham se juntando. Na Globo, à tarde:
– Bispo Rodrigues, que está na lista, renunciou.
E vem aí a cassação de Roberto Jefferson. Após muito relutar, os pefelistas se uniram aos tucanos e prometem presença na sessão de amanhã.
Abrindo o dia, um deputado tucano dizia à Folha Online que ‘não se pode deixar de dar uma resposta ao Brasil a pretexto’ de Severino Cavalcanti.
Horas depois veio a manchete no Globo Online, ‘PFL não vai boicotar Severino’. Um pefelista disse que ‘não votar a cassação de Jefferson é pior’.
E vem aí José Dirceu. Um dos 18, seu processo vai avançar hoje no Conselho de Ética, segundo a Jovem Pan.
E começa com o depoimento de Aldo Rebelo.
A luta contra Severino é que não avança, apesar do esforço das Globos.
O ‘Bom Dia Brasil’ destacou ontem ‘o laudo contestado de Severino’. O jornal ‘Hoje’ e a CBN, ‘a cópia do extrato’. A Globo News, a ex-gerente do Bradesco. O ‘Globo Notícia’, os três garçons e os ‘envelopes de dinheiro’. O ‘Jornal Nacional’ voltou ao extrato e insistiu nos três garçons.
Mas o próprio Sebastião Buani saiu avisando à Globo:
– O que vai dar o golpe final é o cheque.
Enquanto o cheque não vem, Severino e seus ‘severinistas’, segundo UOL e Globo Online, passaram a ameaçar os críticos até com cassação.
Na escalada do ‘JN’, ontem, ‘Proposta de processo contra Severino divide PT’.
Já na escalada da Record, com o âncora Boris Casoy, ‘Planalto se diz neutro, mas até o PT apóia processar Severino’.
NÃO É PT!
Surgem sinais, afinal, de que o PT tem uma eleição no domingo. Aloizio Mercadante foi notícia na Globo News e outras, em defesa da reforma política, cobrando metas de inflação realistas e até comentando a eventual derrota do Campo Majoritário.
A CBN anuncia para sexta seu debate dos candidatos, enquanto a TV Carta Maior, ontem no site, transmitia o Ato pela Refundação do PT, com Paul Singer, Marilena Chaui e outros. Também no site, Emir Sader dizia que a eleição ‘pode ser o ponto de partida para a reaglutinação da esquerda’ e Plínio de Arruda Sampaio prometia que ‘a esperança vai vencer a lambança’. Até no blog dos Amigos do Zé Dirceu, onde ele é chamado de ‘o nosso companheiro e mestre’:
– Sem Zé Dirceu não é PT! Zé na Executiva Sempre!
Em contraste, na Globo, a agenda:
– Na terça, a CPI da Compra de Votos vai ouvir José Genoino. Luiz Gushiken fala na dos Correios, na quarta, e a dos Bingos decide se convoca Palocci.
E no Globo Online vem o peemedebista Pedro Simon, cita José Dirceu e, para aplausos, afirma que ‘o PT era a nossa esperança e ainda é, se vocês tiverem a coragem de fazer uma limpa no partido’.
Rotina 1
A mais recente ‘barbárie’ de domingo, em São Paulo, ocupou a Globo o dia todo e chegou às manchetes do SBT.
Nos programas policialescos do início da noite, rendeu até ‘dramatização’, entre ameaças aos ‘sanguinários’.
Rotina 2
Também o dia todo na Globo, lá estava mais um ‘domingo de violência no Rio’:
– A briga entre dois bandos, com paus e pedras, deixou em pânico o Leblon.
No fim ‘apenas um grupo de menores foi detido’.
PRIVILÉGIO
Reprodução
Na Band, Datena morde o sapato
O vaivém sobre os pedidos de habeas corpus de Paulo Maluf mobilizou as repórteres globais que se revezavam, em turnos, ao vivo da Polícia Federal.
Na Band, José Luiz Datena, que havia prometido comer o sapato se o ex-prefeito viesse um dia a ser preso, chegou a morder, bradando que ‘a Justiça está mudando neste país’. Mas desistiu.
Nos telejornais, enquanto William Bonner defendia o repórter César Tralli na Globo, Boris Casoy destacava nas manchetes da Record que ‘a PF promete investigar o privilégio à Rede Globo’. Ana Paula Padrão, do SBT, e Datena também questionaram."
THE GUARDIAN
Fernando Duarte
"Novo ‘Guardian’ já nas bancas", copyright O Globo, 13/09/05
"O jornal ‘The Guardian’ transformou-se ontem no terceiro grande veículo de mídia impressa britânico a abandonar o formato standard . Passa a ser publicado no tamanho berliner , semelhante ao adotado por publicações européias como o ‘Le Monde’, da França, e de dimensões um pouco maiores que a dos tablóides. Até agora, o formato era inédito em publicações de circulação nacional no Reino Unido.
A mudança de formato custou cerca de US$ 150 milhões e incluiu uma intensa campanha de marketing. Foram construídos novos parques gráficos em Londres e Manchester, além de adaptações para a impressão em Paris, Frankfurt, Madri, Marselha e Nova York.
O ‘Guardian’ encolhido é o único jornal britânico a ser publicado totalmente em cores. A mudança surge como uma esperança de recuperação para as vendas, que em julho passado atingiram seu patamar mais baixo desde 1978. Outros dois grandes jornais britânicos (o ‘Independent’, em 2003, e o ‘Times’, em 2004) já mudaram de formato. Tiveram crescimento de venda de 5% e 20%, respectivamente."