‘A TV Globo está tentando tirar da Record o filme ‘Pelé Eterno’ (2004), documentário sobre o craque Pelé que foi um fracasso nos cinemas, mas vai bem em DVD. A emissora negocia com a Anima, produtora do filme, a aquisição do longa e de uma série de quatro capítulos para exibição em 2006, ano de Copa do Mundo.
A Record também conta com o filme para exibi-lo em 2006. Diz que os direitos são seus porque fechou acordo de exclusividade, no início do ano, com a Universal, distribuidora de ‘Pelé Eterno’.
O produtor Anibal Massaini Neto, diretor da Anima, confirma a versão da Record, mas diz que seu contrato com Universal lhe dá o direito de aceitar ou não o valor oferecido pela emissora. Até agora, diz Massaini, a Universal não lhe disse quanto a Record pagará para exibir ‘Pelé Eterno’. E a Anima pode recusar a oferta se tiver uma proposta financeiramente melhor _no caso, da Globo.
A Globo nega que esteja negociando a compra de ‘Pelé Eterno’ e da minissérie. Diz que o filme é para o canal pago SporTV. Procurado pela Folha, o SporTV inicialmente negou que estivesse adquirindo o longa-metragem.
Massaini Neto, no entanto, afirma que filme e minissérie são para a Globo, e não para o SporTV. ‘A Globo só quer a série se tiver o filme’, conta. Segundo ele, a minissérie ‘já está esboçada’: ‘É um filme prolongado, com seqüências que não entraram no longa’.
OUTRO CANAL
Dinheiro 1 Um programa que pretende ‘entreter o telespectador de uma maneira informal e bem-humorada, ao estimular sua ‘inteligência financeira’. Essa é a definição de ‘Dinheiro na Mão’, escolhido na última sexta-feira pelo canal GNT para compor sua programação de 2006. O programa, da Cavalcanti Produções, terá um ‘personal trainer financeiro’ que irá educar como gastar.
Dinheiro 2 Além de ‘Dinheiro na Mão’, o GNT selecionou ‘Nós e Elas’ (o que os homens querem saber sobre as mulheres) e ‘20, 30, 40’ (mulheres de diferentes idades e comportamentos semelhantes) entre 18 projetos que foram defendidos em seu terceiro ‘pitching’ _processo em que o produtor independente tem um tempo determinado para ‘vender’ sua idéia a uma banca de jurados.
Dia do fico Assediado pela Record (que o queria ancorando um novo telejornal na hora do almoço) e pelo SBT, José Roberto Burnier renovou ontem contrato com a Globo, onde continua como repórter especial (e âncora substituto do ‘Bom Dia São Paulo’).
Sujeira Pode ter sido mera coincidência, mas o noticiário da Globo sobre a prisão de Paulo Maluf, ontem de manhã, evitou chamar a ex-avenida Água Espraiada (cuja obra é suspeita de superfaturamento), em São Paulo, de avenida Jornalista Roberto Marinho _nome que a via ganhou oficialmente em 2003.’
SBT
Taíssa Stivanin
‘‘SBT Brasil’ ganha novo horário ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 13/09/05
‘Descontente com o perfil do seu público, Ana Paula Padrão acertou com Silvio Santos uma mudança na grade de programação. O SBT Brasil agora vai ao ar entre 19h45 e 20h30, intercalado entre Família Feud e Roda-a-Roda, a partir do dia 19 – ou seja, calçado entre dois programas do patrão. O jornalístico atualmente vai ao ar às 19h, antecedido pela novelinha infanto-juvenil Rebelde.
Há duas semanas, ela teve uma conversa com o dono da emissora baseada em dados de audiência e perfil de público. Constatou-se que 27% dos telespectadores do SBT Brasil têm entre 4 e 17 anos – faixa etária da audiência de Rebelde. Ana Paula está preocupada com a fidelização do público. ‘Silvio me perguntou por que eu queria mudar se a audiência estava boa. Não há preocupação com a audiência, e sim com sua qualificação. Para o produto se consolidar, precisa de perenidade.’ O jornal alcançou, entre 15 e 29 de agosto, média de 8 pontos. Ana Paula reconhece que poderia ter analisado outro horário antes da estréia – o canal padece da má fama de mudar a grade segundo a veneta do patrão. ‘Não vou estranhar as notícias amanhã dizendo que as mudanças de horário começaram’, brincou.
A emissora também vai reformular o Jornal do SBT, que ganha novos cenários, e o SBT Manhã, no ar às 6h. Outro telejornal será exibido na hora do almoço, ainda sem definição de linha editorial e apresentadores. O SBT também anunciou a contratação do jornalista Guilherme Menezes, para substituir Ana Paula nas férias e na bancada, aos sábados.’
Daniel Castro
‘Novela despenca e SBT perde 13% à noite’, copyright Folha de S. Paulo, 14/09/05
‘O remake do SBT para ‘Os Ricos Também Choram’, clássico da telenovela latina, tem sido até agora um fiasco no Ibope. A produção, que estreou em 18 de julho, derrubou pela metade a audiência da emissora em sua faixa de ‘novelas brasileiras’ (na verdade adaptações de textos comprados da rede mexicana Televisa).
Em junho, com ‘Esmeralda’, dramalhão cuja mocinha era cega, o SBT marcou média de 14,7 pontos na Grande São Paulo. Em julho, na média de ‘Esmeralda’ e ‘Os Ricos’, a faixa cravou 13,2. Em agosto, ‘Os Ricos’ marcou apenas 7,3 pontos.
‘Os Ricos Também Choram’ teve o pior desempenho entre todos os programas do SBT em agosto. No horário nobre (18h/ 24h), a audiência média da emissora caiu 13% no mês (de 12,4 para 10,8 pontos). O SBT, que vinha em tendência de alta, foi a única rede que perdeu ibope em agosto.
Além da novela, perderam público as sessões de filmes de terças e quintas, ‘Family Feud’ e ‘Roda a Roda’. No horário que passou a ser ocupado pelo ‘SBT Brasil’, a queda foi de dez para oito pontos.
O SBT não comentou os números. Nos bastidores da rede, atribui-se parcialmente o fiasco de ‘Os Ricos’ ao fato de a novela começar às 21h, no mesmo horário de ‘América’, da Globo _mas isso já ocorria em junho com ‘Esmeralda’, que entrava às 20h50.
A Record tem agora a novela mais vista fora as da Globo.
OUTRO CANAL
Alta Apesar dos tropeços iniciais e dos buracos que ainda persistem na trama, ‘América’ já é tão bem-sucedida no Ibope quanto sua antecessora, ‘Senhora do Destino’, uma das novelas mais vistas de todos os tempos. Até o capítulo de anteontem, tinha 48 pontos, mesma média de ‘Senhora do Destino’ até o 157º episódio.
Lugar-comum O telespectador que não agüenta mais ver as mesmas tomadas de Miami em ‘América’ terá de se contentar. A Globo não planeja enviar novamente equipe para os Estados Unidos, nem mesmo para o final da trama, que será no início de novembro.
Proibido Em despacho publicado no ‘Diário Oficial’ de ontem, o Ministério da Justiça classificou como inadequado para antes das 21h o programa ‘Vídeo Adrenalina’, que a Rede TV! vem exibindo às 17h. Para o ministério, o programa, que mostra acidentes, é violento. A Rede TV! diz que já recorreu e que ‘Vídeo Adrenalina’ não tem sangue nem imagens de feridos.
Festa O ‘Jornal da Band’ teve anteontem média de sete pontos na Grande São Paulo, a melhor audiência desde que Carlos Nascimento tornou seu âncora, em março de 2004. Para comemorar, Nascimento apareceu ontem na emissora com sete garrafas de champanhe, algumas delas sorteadas entre a equipe.’
O Estado de S. Paulo
‘Silvio Santos faz terapia em grupo com ‘Super Nanny’ ‘, copyright O Estado de S. Paulo, 13/09/05
‘Silvio Santos deve decidir na próxima semana quem será a estrela de seu novo reality-show, Super Nanny. A escolhida entre as cinco finalistas vai ajudar 13 famílias a resolver problemas comportamentais dos seus filhos.
Para selecionar as famílias participantes, a emissora chamou a psicóloga Lana Harari, coordenadora do Núcleo de Família da PUC (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). ‘Ela é quem vai determinar problemas que realmente podemos ajudar a resolver. Não teremos, por exemplo, crianças hiperativas no programa’, diz o diretor da atração, Ricardo Perez. As inscrições foram recebidas via site do SBT.
O programa será dividido em quatro blocos. No primeiro, a família é apresentada para o público. No segundo, a Super Nanny conhece a família e observa seus problemas. No terceiro, ela interfere para tentar ajudar na solução de problemas de relacionamento entre as crianças, irmãos e pais. No último bloco, os telespectadores vão conhecer a família depois da ‘terapia’ com a babá. ‘Ela vai ficar pelo menos por uma semana com as pessoas’, diz Ricardo.
Todas as finalistas do programa, segundo o diretor, são psicopedagogas. O possível horário de exibição é sábado à noite, provavelmente na faixa das 21 horas – atualmente, parte da grade é ocupada com reprises do Teleteatro. Serão exibidos 13 programas, um com cada família.’
RÁDIO
Laura Mattos
‘Globo e Band trocam música por notícia ‘, copyright Folha de S. Paulo, 14/09/05
‘Três meses após a estréia da BandNews FM, chegam ao mercado os primeiros dados de audiência do mais recente Fla-Flu do dial: a nova estação atinge quase 15 mil ouvintes por minuto em SP, contra 34,2 mil da CBN FM.
Apesar da larga distância para a emissora das Organizações Globo (no ar em FM desde 95), o mercado considera positivo o desempenho da caçula do grupo Bandeirantes. Mais que isso, os números revelam a importância crescente do radiojornalismo em FM, especialmente em tempos de CPIs.
O Ibope mostra que a estréia da BandNews não tirou audiência de outras emissoras de radiojornalismo. Ou seja, a maior parte das 15 mil pessoas que passaram a ouvir a nova emissora antes não estava ligada em notícias.
‘Buscamos justamente aqueles que começam a perceber a relevância da informação. São pessoas que antes ouviam só música, jogavam videogame e despertam para a necessidade de estar atualizadas’, diz Marcello D’Angelo, diretor-geral da BandNews.
A disputa acirrada levou as duas principais redes de rádio do país a tirar do ar FMs de música com boa audiência para dar lugar à informação. Em SP, a BandNews substituiu a Sucesso, primeira do Ibope durante anos, focada em hits pagodeiros. Em Salvador e Porto Alegre, tomou as freqüências da Band FM, ‘especializada’ em tudo o que vende, de pagode a sertanejo (segundo D’Angelo, troca semelhante pode ocorrer em outras cidades). No Rio, associou-se à Fluminense, que eliminou o rock em prol do jornalismo.
A estréia da nova FM na capital carioca -o segundo mais importante mercado do Brasil-, teve reação imediata da concorrência. As Organizações Globo, que há anos buscavam uma FM para transmitir a CBN Rio (antes restrita à AM), decidiram sacrificar a Globo FM, de canções ‘adultas’. Com a estréia da CBN FM, a musical ficou restrita à internet.
‘Era um desejo muito antigo de ter a CBN em FM no Rio, mas vinha sendo postergado porque não tínhamos como comprar ou alugar, em razão do preço. Resolvemos colocar no lugar da Globo FM, até porque a Bandnews entrou no ar e não poderíamos mais adiar essa decisão’, diz Mariza Tavares, diretora de jornalismo do Sistema Globo de Rádio.
As razões das mudanças são estratégicas: 1) jornalismo agrega público mais ‘qualificado’, mais ouvintes da classe AB; 2) radiojornalismo em FM atrai jovens, a faixa etária mais consumidora. É o ‘paraíso’ para os anunciantes.
Assim, é financeiramente compensador ocupar o espaço de FMs musicais preferidas por classes mais populares, mesmo aquelas do topo do ranking do Ibope.
‘Voz do Brasil’
Além da movimentação no Rio, o advento da BandNews fez com que a CBN retomasse a briga judicial pela não-obrigatoriedade de transmitir a ‘Voz do Brasil’ em São Paulo. Das 19h às 20h, horário de ‘rush’ na capital paulista, a FM da Band leva vantagem em relação à da Globo por não veicular o programa do governo federal.
Baseada em uma liminar obtida pela extinta rádio Sucesso, mantém a programação normal, com informações sobre o trânsito.
Já a CBN, que teve negado um pedido de liminar, entrou com novo pedido na Justiça devido à disputa com a BandNews. Até agora, obteve licença só em duas ocasiões, nos depoimento de José Dirceu e Roberto Jefferson. ‘O horário das 19h às 20h é cada vez mais importante porque as pessoas estão em trânsito e não poderíamos ser obrigados a transmitir a ‘Voz do Brasil’. Nesse horário, perdemos ouvintes’, diz Mariza.
A diretora da CBN lembra que o horário nobre do rádio continua sendo pela manhã, apesar de ‘o trânsito noturno da cidade de São Paulo tornar essa faixa das 19h às 20h cada vez mais estratégica’.
Gols no dial
Uma das vantagens da CBN em relação à BandNews é a transmissão de futebol aos sábados e domingos, enquanto a concorrente muitas vezes mantém notícias ‘frias’, ocorridas na semana. A Band, segundo a Folha apurou, planeja explorar o esporte de forma alternativa, algo como o ‘RockGol’, da MTV. O apresentador Paulo Bonfá já foi sondado.’
***
‘Rádio digital é lançada com festa’, copyright Folha de S. Paulo, 14/09/05
‘A disputa por ouvintes de jornalismo só tende a crescer. No dia 26, será lançada com festa numa casa de shows em SP a transmissão digital de rádio. O sistema melhora a qualidade de som das AMs, beneficiando estações noticiosas tradicionais, como Eldorado, Bandeirantes e Jovem Pan.
Os principais grupos de rádio decidiram se unir e não esperar uma decisão governamental sobre o melhor sistema de transmissão -o que emperra há dez anos a estréia da TV digital no país.
Capitaneados pela Aesp (Associação de Emissoras de São Paulo), radiodifusores optaram pelo Iboc, padrão norte-americano que mantém o sinal digital na mesma freqüência do analógico. Assim, apesar de a transmissão passar a ser digitalizada, os ouvintes poderão manter seus aparelhos analógicos (modelos atuais), e a substituição será gradual.
Segundo Antonio Rosa Neto, diretor da Aesp e presidente do GPR (Grupo de Profissionais do Rádio), a digitalização, além de melhorar o som das AMs, pode ampliar as opções no dial. ‘Haverá um resgate das AMs de radiojornalismo, que atraem grandes anunciantes. Poderá também ser aberto mais espaço em FM, possibilitando a segmentação, como a criação de uma estação só de esporte ou economia’, diz.’