Inspirado no especial America: A Tribute to Heroes, programa transmitido pela TV americana logo após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, o produtor geral da estação de rádio Nashe, Mikhail Kozyrev, organizou um programa similar na Rússia, na semana passada.
Com duração de quatro horas, o programa tinha por objetivo arrecadar fundos para caridade, e misturou celebridades discursando e atendendo ligações de telespectadores com atrações musicais. No fim, foi coletado o equivalente a US$ 100 mil.
A grande surpresa foi a transmissão do especial ter sido feita pela rede NTV, controlada pelo governo. ‘O programa exibiu uma atmosfera não vista há algum tempo na TV russa, onde os últimos resquícios de talk shows políticos e debates haviam sido eliminados’, afirma Sophia Kishkovsky em artigo para o New York Times [9/9/04].
Isso porque o programa contou com a exposição de críticas ao modo como o governo vem tratando a questão da Chechênia. Ao vivo, Kozyrev, que também foi o apresentador da noite, dizia: ‘Estamos orgulhosos de não haver políticos, que falam por seus próprios interesses, em nossa transmissão. Eles têm a televisão 20 horas por dia, nós a temos por apenas quatro’.
Os convidados para se apresentar no especial também aproveitavam a oportunidade para dar suas opiniões. ‘Nós colhemos o que plantamos’, disse o vocalista da banda de São Petesburgo Pilot. ‘Somos todos culpados. Devemos lembrar que todas as nossas ações têm um impacto’.