Saturday, 11 de January de 2025 ISSN 1519-7670 - Ano 25 - nº 1320

Times recusa citação em livro de Michael Moore

A Simon & Schuster, editora do próximo livro de Michael Moore, afirmou que o New York Times negou ao documentarista permissão para reproduzir em The Official `Fahrenheit 9/11´ Reader artigo em que o jornal teria assumido falhas na sua cobertura dos eventos que levaram à guerra do Iraque.

Segundo executivos da industria editorial americana, essas proibições são raras. Executivos da Simon & Schuster disseram que o Times foi o único de várias publicações que negou permissão para a reprodução de artigos, caricaturas, fotografias ou editoriais no livro.

Em declaração, a porta-voz do Times, Catherine Mathis, disse que o jornal valoriza fortemente a sua neutralidade da cobertura das próximas eleições presidenciais e que está determinada a não se associar a nenhuma produção, em filme ou impressa, que ataque qualquer um dos candidatos. Mathis afirmou que a nota escrita pelos editores do Times sobre a cobertura da guerra do Iraque ‘não teve a intenção de tomar parte em batalhas políticas’. Segundo o ombudsman do jornal, Daniel Okrent, o texto foi escrito para os leitores, e Moore o usaria com motivação política.

A publicação de The Official `Fahrenheit 9/11´ Reader está marcada para o mês que vem, quando será lançada a versão em DVD do filme Fahrenheit 9/11. O documentário causou controvérsia por seu teor anti-guerra e levou críticos de Moore a questionar a veracidade de algumas de suas afirmações. O livro contém transcrições do filme, materiais de pesquisa sobre as afirmações, reações críticas ao documentário e reprodução de artigos, críticas e editoriais. Informações de Edward Wyatt [The New York Times, 10/9/04] e Joe Strupp [Editor & Publisher, 10/9/04].