A Investigative Reporters and Editors (IRE) se une a grupos de jornalismo e organizações de mídia para condenar a punição judicial recebida por repórteres que se negaram a revelar fontes confidenciais quando maneiras alternativas de se conseguir a mesma informação permaneciam disponíveis.
Estas ações tomadas pelo sistema judiciário em casos que afetam o interesse político e nacional têm um efeito intimidador no papel da imprensa livre em uma sociedade democrática.
As ações mostram também uma aparente disposição de alguns juízes em abandonar as restrições justificáveis em favor de uma ‘moda’ de antipatia com relação à mídia.
Estas ações passam a mensagem errada no momento errado para a comunidade internacional sobre os valores americanos fundamentais.
Nós acreditamos que os juízes responsáveis por estes casos deveriam rever suas decisões em consideração à longa tradição deste país – desde a fundação da República – de reconhecer a vital ‘válvula de segurança’ representada pela divulgação de informações confidenciais e pelo papel decisivo da imprensa.
Acreditamos que a batalha pela opinião pública deva acontecer nos jornais, revistas, emissoras de televisão, canais a cabo, programas de rádio e sítios de internet da nação. Cremos também que a batalha não deveria se desenrolar e ter fim prematuramente nos tribunais deste país.
Jornalistas estão convidados a assinar uma declaração que será entregue a autoridades federais e publicada em jornais em todo os EUA. A declaração pode ser encontrada no endereço (www.rcfp.org/standup).