[do release da empresa]
Todos os seis jornais do Grupo RBS têm agora formato padrão, de tablóide. O Jornal de Santa Catarina, publicado em Blumenau, completa 33 anos de atividades e passa a circular em formato tablóide. Até então, era o único dos seis periódicos do Grupo RBS (Zero Hora, Diário Gaúcho, Pioneiro, Diário de Santa Maria, Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina) que mantinha o formato standard, de seis colunas. A RBS foi o único grupo de mídia do país a obter sucesso com o formato tablóide, seguindo tradição européia, com a aquisição do jornal Zero Hora, em 1970.
‘A mudança atendeu às expectativas de leitores, assinantes e anunciantes, conforme pesquisas que realizamos previamente’, informou o diretor de Mercado Nacional da RBS, Eduardo Sirotsky Melzer. Segundo ele, o público pesquisado justificou a preferência pelo novo formato apontando fatores como praticidade, modernidade e organização da leitura.
Maior número de páginas, reforço no conteúdo informativo, mais páginas em cores e cinco novos cadernos – Vida, Viagem, Casa & Cia, Gastronomia e Sobre Rodas –, publicados em dias alternados, serão algumas das novidades com o novo formato. Além disso, oito novos colunistas passarão a integrar a equipe editorial.
O Santa, como é conhecido, circula em toda a Região do Vale do Itajaí e no litoral norte catarinense, cobrindo as principais cidades do estado e mais de 40% de sua população. Foi o primeiro jornal catarinense a ser impresso pelo sistema off set e também o pioneiro a publicar uma edição virtual na internet. Circula de segunda a sábado, com uma edição conjunta no fim de semana.
A região de Blumenau é o único núcleo produtor de cristais do Brasil, o segundo pólo têxtil do mundo e importante centro de criação de softwares. O Vale do Itajaí tem população superior a 900 mil habitantes e renda média per capita superior à média brasileira, acima de US$ 5 mil.
Todos os jornais do Grupo RBS ocupam a liderança em leitura nos mercados em que atuam. Segundo pesquisas do IVC, os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina constituem o mercado que mais lê jornal no Brasil e é a única região no país que apresenta expressivos índices de crescimento na circulação de jornais.