Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Blogueiro acusa CNN de spam mal-intencionado

No começo de maio, o blogueiro americano Nick Lewis reparou num estranho comentário que algum visitante adicionara a um artigo de seu sítio. O comentário repetia muitas vezes os mesmos termos e dava detalhes da nova programação da rede CNN. Ele então visitou outros blogs críticos à rede de notícias e percebeu que alguém, sempre usando os mesmos dois pseudônimos, havia deixado comentários semelhantes neles. Como reporta a Wired News [2/5/05], Lewis passou a desconfiar de que a própria companhia havia mandado alguém colocar aqueles recados, usando uma técnica chamada keyword stuffing para tirar esses sítios dos mecanismos de busca da internet.

O keyword stuffing foi criado inicialmente para enganar os buscadores. O dono de um sítio o enchia com determinadas palavras-chave, fazendo com que os mecanismos de busca o colocassem nas primeiras posições quando um usuário entrava com algum daqueles termos. Com o tempo, a manobra foi descoberta, e os buscadores passaram a abolir ou colocar em posições desprivilegiadas os sítios com termos repetidos muitas vezes, como forma de castigar quem tentasse fazer keyword stuffing. Para Lewis, a CNN pode estar querendo fazer com que sua página e outras similares desapareçam de sítios como Google e Yahoo. A rede, por meio de porta-voz, negou a acusação.

A CNN já teve sérios problemas com os blogueiros. Recentemente, seu presidente, Eason Jordan, teve de sair do cargo porque blogs direitistas americanos divulgaram que ele afirmara em evento fechado do Fórum Econômico Mundial, na Suíça, que os militares americanos haviam alvejado deliberadamente profissionais de imprensa no Iraque. Quando suas afirmações começaram a circular pela internet, a rede tentou, em vão, enviar e-mails aos blogueiros, tentando corrigir o que Jordan havia dito.