Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

TV jovem faz sucesso em Cabul

Uma emissora com programação jovem e ocidentalizada detém 80% da audiência na capital do Afeganistão, informa The Christian Science Monitor [10/5/05]. Com reality shows em que um cidadão comum troca a barba e as roupas tradicionais por um visual de metrossexual afegão, com casaco de couro e óculos escuros, ou programas de ‘pegadinhas’, a Tolo TV (nome original, não traduzido) tem feito até os funcionários públicos irem para casa mais cedo em Cabul.

Atrações desse tipo são inéditas no país, antes dominado pelos fundamentalistas do Talibã. Mas os criadores da emissora têm consciência de que precisam maneirar no conteúdo, pois os religiosos mais conservadores já começam a demonstrar insatisfação com o seu jeito ‘MTV’ de ser.

A situação pode piorar em breve, pois a Tolo TV – iniciada com apoio financeiro americano, mas hoje um negócio auto-sustentável – começou a ser transmitida por satélite, chegando às zonas rurais, onde a população é mais apegada aos antigos valores. Como o Afeganistão ainda está sob o controle de forças americanas, o órgão local de censura não se manifestou a respeito da emissora.