Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

História das agências de publicidade

Contar a trajetória das agências de publicidade do Brasil, principalmente das arraigadas nas cidades do interior da Região Centro-Sul, é o tema do livro Propaganda, história e modernidade, organizado por Adolpho Queiroz, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo.

O livro é resultado do trabalho de pesquisadores da área, que têm participado da Rede Alfredo de Carvalho (Alcar) – ligada à Cátedra Unesco/Umesp –, para mapear o comportamento da imprensa e da publicidade do Brasil.

Além da contribuição de pesquisadores de 10 instituições de ensino do país, que se dispuseram a produzir, ao longo de 2004, textos sobre a história das agências de publicidade de suas cidades, a publicação traz também a percepção de pesquisadores de oito instituições de ensino que se dispuseram a olhar a publicidade sob a ótica da propaganda política, da linguagem, do imaginário popular ou diante do contexto histórico.