O Twitter e a NBC firmaram parceria para os Jogos Olímpicos de Londres com o objetivo de fazer da rede social a “narradora oficial” da emissora que detém os direitos de transmissão do evento nos EUA. Do escritório no Colorado, uma equipe trabalhará 20 horas por dia para ajudar a reunir milhões de tuítes de atletas, familiares, fãs e personalidades da NBC em uma única página no Twitter.com. A NBC irá promover a página com sorteios ao vivo, links para entrevistas com atletas e vídeos.
O microblog, criado há seis anos, tem atualmente 140 milhões de usuários mensais e tornou-se uma fonte certeira para quem busca notícias e todo tipo de informação. Mas seus executivos querem que o serviço tenha uma audiência ainda maior – especialmente em um período de dúvidas sobre a habilidade do Twitter de se tornar rentável.
A empresa de pesquisa eMarketer Inc. estima que o microblog vá gerar em torno de R$ 529 milhões com publicidade este ano – bem menos do que os R$ 6,4 bilhões gerados pelo Facebook em 2011. Uma audiência maior ajudaria o Twitter a expandir sua receita publicitária, justificar os R$ 17 bilhões de valor de mercado e se preparar para uma eventual abertura de capital. Por isso, a experiência nas Olimpíadas será crucial. “Esta é uma forma de novos usuários experimentarem o Twitter”, disse Chloe Sladden, vice-presidente de mídia do microblog.
Anunciantes de olho
A NBC afirmou que não há dinheiro envolvido na parceria e que não será compartilhada a receita dos anúncios que o Twitter está vendendo aos patrocinadores dos Jogos para sua página. Marcas como General Electric e Procter & Gamble já compraram anúncios no Twitter para promover suas marcas durante o evento. “Não há como saber exatamente quanto os anunciantes gastarão no Twitter durante os Jogos, mas não há dúvidas de que eles estarão disputando espaço publicitário durante alguns dos eventos-chave, quando o tráfego do Twitter explodirá”, avaliou a analista do eMarketer Debra Aho Williamson.
Segundo o Comitê Olímpico Internacional, mais de mil atletas e ex-atletas deverão usar redes como o Twitter e o Facebook durante o evento. Desde os Jogos Olímpicos de Inverno de 2010, houve uma explosão de atletas aderindo ao Twitter para conversar com fãs e, ocasionalmente, provocar rivais.
Durante os Jogos de Londres, o Twitter usará sua página para destacar opiniões de atletas e encorajar as pessoas a assistirem à cobertura online e televisiva da NBC. Parte da equipe do Twitter se juntará à equipe de mídias sociais da NBC no Reino Unido para garantir notícias de última hora, entrevistas e links de TV. A hashtag da página “#Olympics” será exibida na NBC.
Algumas pesquisas mostram que as mídias sociais estão aquecendo a audiência da televisão, na medida em que as pessoas interagem online para discutir o que está acontecendo ao vivo. A empresa de pesquisa Trendrr afirmou que o Twitter foi responsável por uma média de ¾ da “atividade social” nos programas de TV nos EUA no primeiro trimestre do ano, em comparação aos 16% do Facebook. Informações de Shira Ovide [The Wall Street Journal, 23/7/12].
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