O canal de TV a cabo americano Showtime planeja lançar uma série sobre a vida pessoal de terroristas islâmicos presos nos EUA. The Cell (A Cela) irá mostrar o ponto de vista de um grupo de europeus e americanos convertidos ao islamismo planejando ataques terroristas.
O presidente do canal de TV, Robert Greenblatt, disse que o objetivo da série é mostrar o que se passa na mente destes terroristas e quais são os seus propósitos. Greenblatt irá decidir esta semana se a série será ou não levada ao ar. Segundo ele, a única preocupação seria em relação ao tema assustador e ao fato de alguns pontos da série já terem acontecido no passado. Uma cena em que os terroristas filmavam uma pessoa sendo decapitada, por exemplo, era tão forte que teve que ser tirada do roteiro. Meses depois, o fato aconteceu na vida real. Durante o período de produção, o diretor do programa fez questão de se encontrar com grupos islâmicos e entrevistar especialistas em anti-terrorismo.
A HBO, outro canal a cabo americano, já fez sucesso com séries parecidas, como Família Soprano e The Wire, usando como personagens traficantes de drogas e gangsters. A Showtime diz que está ciente de que pode estar entrando em um campo minado ao retratar terroristas sem criticar os seus objetivos violentos. Informações de Susan Karlin [New York Post, 5/10/04].