Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Novas ameaças aos EUA na TV

A emissora de TV americana ABC News levou ao ar em 28/10 uma gravação de um suposto integrante americano da al Qaeda declarando que uma nova série de ataques contra os EUA poderia começar ‘a qualquer momento’. O vídeo, com duração de uma hora, foi conseguido no Paquistão, informa a Reuters [27/10/04].

A emissora guardou a fita até que pudesse provar sua autenticidade e transmitiu o conteúdo quando a CIA assegurou que ela tinha todas as marcas de uma produção da al Qaeda, conforme o repórter Brian Ross explicou a Howard Kurtz [The Washington Post, 29/10/04]. Apesar dos esforços, executivos da ABC ficaram frustrados porque a FoxNews conseguiu uma cópia da fita e transmitiu a gravação antes.

O homem que aparece no filme se identifica apenas como Azzam. Ele se diz cidadão americano e fala inglês fluente, com leve sotaque; tem o rosto encoberto por um capuz e diz na gravação: ‘Meus amigos conterrâneos, vocês são culpados, culpados, culpados, culpados. Vocês são tão culpados quanto Bush e Cheney. Vocês são tão culpados quanto Rumsfeld e Ashcroft e Powell’. Os serviços de inteligência americanos ainda estão estudando a fita, considerada uma produção de qualidade profissional. O homem na gravação não foi identificado pelas autoridades. Até onde se sabe, ele pode ter cursado universidade e provavelmente foi criado nos EUA ou estudou no país.

Por referências que ele faz a certos acontecimentos, é possível determinar que a mensagem foi gravada este ano. O suposto terrorista diz que o atentado que está para vir fará a destruição do World Trade Center, em 2001, parecer algo pequeno. ‘Obviamente seria mais que irresponsável transmitir esta fita sem verificar sua autenticidade’, diz o vice-presidente da ABC News, Jeffrey Schneider, explicando porque a emissora entregou cópia do material às autoridades antes de mostrá-la ao público.