A nova moda no Japão são as revistas gratuitas distribuídas mensalmente em estações de trem e metrô e também lojas de conveniências. Só no metrô de Tóquio, existem sete tipos disponíveis de revistas deste tipo. Elas destacam destinos de viagem e produtos, e recentemente têm começado a carregar ensaios, entrevistas e artigos, além de serem repletas de anúncios.
A Hot Pepper, por exemplo, publicada pela Recruit, tem anúncios de lojas, restaurantes, salões de beleza e outros negócios situados em um raio de 400 metros das estações. A revista, distribuída em todo o país, visa o público feminino entre 20 e 39 anos que trabalha em escritórios. Em Tóquio, um total de 760 mil exemplares são distribuídos em seis lugares. Ela oferece seis versões diferentes dependendo da localização.
A agência de notícias Kyodo News [8/11/04] reportou que também o Metro distribui cerca de 180 mil cópias em estações e lojas de conveniências. Os leitores são na maioria homens e mulheres entre 20 e 30 anos. ‘Nós gostaríamos que os nossos leitores levassem essas revistas como uma sugestão para mudar seus pontos de vista e formas de pensar’, disse o editor Hirotaka Watanabe. ‘Revistas gratuitas se tornaram populares com a expansão da internet, que faz com que os jovens pensem que informação pode ser obtida de graça’, acrescentou.