Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Artimanha financeira perpetua poder de Murdoch

Ameaçado de perder o controle sobre a companhia News Corporation, Rupert Murdoch estabeleceu um mecanismo pelo qual ações da empresa são colocadas a venda por preços baixos sempre que algum acionistas ultrapassar a barreira de 15% dos papéis com direito de voto. Aumentando a quantidade de ações, Murdoch dilui a propriedade desses sócios e tem o controle da News Corporation garantido com seus atuais 30% dos direitos de voto, como explica Geraldine Fabrikant, em matéria para o New York Times [9/11/04].

A medida veio depois que John Malone, presidente da Liberty Media, anunciou que elevou de 9% para 17% suas ações com direito de voto da News Corporation. Murdoch deve estar preocupado com que – com a mudança da sede da companhia da Austrália para os EUA e sua entrada na bolsa de Nova York – Malone consiga aumentar ainda mais sua participação, tornando-se o controlador da empresa.

Há também rumores de que o investidor esteja tentando aumentar seu poder de barganha para vender a Murdoch ações de algumas empresas que poderiam lhe interessar, como as do Starz Encore Group, que opera canais pagos de filmes, e as da Discovery Communications, dona do Discovery Channel.