Está no ar o novo site do Observatório da Educação, programa da ONG Ação Educativa que tem como objetivo ampliar e qualificar o controle social das políticas de educação, promovendo o pensamento crítico e a pluralidade de pontos de vista, contribuindo para conferir abrangência e rigor ao debate público sobre a educação no Brasil, de modo a subsidiar a formação de opinião e a ação política dos diversos atores sociais.
Neste sentido, e buscando desenvolver um espaço de interatividade, o programa acaba de colocar no ar a nova versão de seu sítio, que pretende ser um ponto de encontro para debates, análises e disseminação de informações sobre educação no país. A reformulação do sítio dará mais dinamismo a uma série de ações do programa, como a articulação da Rede Nacional de Observadores da Educação, que terá neste espaço uma referência, ponto de encontro e canal de diálogo.
Entre as principais inovações do espaço está o dinamismo das seções como o Estamos de Olho e o Fórum. Na primeira, o usuário poderá acompanhar os temas prioritários do Observatório (financiamento, gestão democrática e controle social, equidade, legislação e educação na mídia) em atualizações constantes acompanhando a conjuntura. Na seção estamos de Olho – na mídia, será oferecida diariamente uma análise da cobertura de jornais brasileiros nos temas da educação.
Além disso, na seção Observatório nos Estados, os usuários poderão encaminhar informações, dados, imagens e qualquer tipo de dica ou sugestão para o Observatório. Estas informações serão checadas junto à fonte e circuladas pelas redes, bem como no próprio sítio e no Boletim Ebulição Virtual. Já no Fórum, os internautas poderão deixar suas impressões sobre temáticas da conjuntura propostas pelo Observatório. A sistematização das contribuições também será circulada na rede e publicada nos veículos do Observatório. ‘Procuramos encontrar formas de nos aproximarmos dos atores, para que possamos de fato incentivar a cultura do controle social das políticas públicas, aproximando cidadãos e cidadãs das questões educacionais e reunindo-os, de modo a ampliar o potencial de intervenção no desenho e implementação destas políticas’, afirma Camilla Croso, coordenadora geral do Observatório da Educação.
O novo sítio, disponível em (www.acaoeducativa.org.br/observatorio) também tem um espaço dedicado às redes articuladas pelo Observatório, como a Rede Nacional de Observadores da Educação, cujos propósitos são incentivar a observação local, dando destaque ao que acontece na escola, e fazer circular estas informações para que todos conheçam as mais diversas realidades da educação no Brasil.
O quê
Novo sítio do Observatório da Educação
Quem
Observatório da Educação, programa da ONG Ação Educativa. Coordenação geral: Camilla Croso.
Onde
Para que
Para favorecer e incentivar a cultura do controle social das políticas públicas, aproximando cidadãos e cidadãs das questões educacionais e reunindo-os, de modo a ampliar o potencial de intervenção no desenho e implementação destas políticas.
Informações
Michelle Prazeres – Coordenadora de Comunicação do Observatório da Educação; tel. (55) 11 3151-2333 Ramal: 130; e-mail (mailto:michelle.prazeres@acaoeducativa.org); web (observatorio@acaoeducativa.org)