A BBC World revelou, em 3/12, que a entrevista transmitida duas vezes pela emissora com um homem identificado como porta-voz da empresa Dow Chemical, Jude Finisterra, era parte de uma fraude. O porta-voz da Dow Chemical na Suíça confirmou que as informações passadas na entrevista – de que a companhia assumiria a responsabilidade pelo desastre de Bhopal, na Índia, há 20 anos – eram falsas e que Finisterra não é empregado da Dow Chemical.
De acordo com a Reuters [3/12/04], o fato teria representado uma grande reversão na política da companhia – que não se responsabiliza pelo desastre. No entanto, a BBC teve que se retratar com o público, dizendo que ‘a informação não está correta e é parte de uma fraude elaborada. A pessoa entrevistada não representa a Dow Chemical. Nós gostaríamos de esclarecer que a informação dada por ele está inteiramente errada’.
A entrevista feita em Paris e transmitida no 20º aniversário do desastre de Bhopal, que matou mais de 18 mil pessoas com o vazamento de gás letal de uma fábrica química. A fábrica pertencia à Union Carbide, que agora é subsidiária da Dow Chemical. As afirmações feitas pelo suposto porta-voz foi considerada tão importante que uma hora depois vários boletins da BBC a comentavam.
Indenizações fictícias
Sean O´Neill [The Times, 4/12/04] noticiou que a entrevista também continha informação de que as vítimas do desastre receberam US$ 12 bilhões em indenizações, o que não é verdade. As esperanças de que as indenizações fossem feitas às dezenas de milhares de vítimas do acidente aumentaram com a proximidade do aniversario de 20 anos do desastre. Segundo O’Neill, este breve otimismo foi destruído quando a Dow Chemical contatou a BBC para dizer que a entrevista era falsa.
The Yes Men
Como a história se espalhou pelo mundo, as ações da Dow caíram 3,4% na bolsa de Frankfurt e 5 centavos de dólar na bolsa de Nova York. Rumores afirmam que a história foi plantada exatamente para afetar a cotação das ações da companhia no mercado financeiro. Entretanto, logo surgiu a hipótese de que é mais provável que os culpados sejam os The Yes Men – dupla de ativistas anti-corporativos que já tiveram alvos como a World Trade Organisation (WTO), a campanha de George Bush, o McDonald´s e a Shell. Eles usam os nomes Mike e Andy em seu sítio de internet e se especializaram em fazer trotes na mídia e personificar representantes de organizações e corporações globais. A dupla criou uma página falsa da WTO e com isso passaram a fazer conferências e pronunciamentos como se fossem funcionários da organização.
Os Yes Men haviam atacado a Dow anteriormente, distribuindo falsos releases para a imprensa sobre o desastre de Bhopal. Eles criaram também falsos sítios de internet da companhia. Foi através de um desses sítios que conseguiram enganar a BBC. Um produtor da BBC World, pesquisando a história do desastre, topou com o sítio falso e entrou em contato com o endereço oferecido. A BBC pediu desculpas à Dow Chemical.