Muitos dos tradicionais jornais britânicos se converteram para o formato tablóide, que os leitores acham mais conveniente, e estão vendo sua circulação diária aumentar. Jornais como Independent, The Times e Scotman se despediram do formato standard e conseguiram driblar a crise enfrentada pela indústria. Com a mudança, estes jornais agora presenciam o crescimento das vendas e voltam a apresentar lucro, após sucessivos anos no vermelho. O Guardian ainda é impresso como jornalão, mas também irá mudar em breve – terá um tamanho intermediário entre o compacto e o tradicional. Com isso, pretende recuperar a perda de 5% dos leitores para os tablóides.
A razão do sucesso
De acordo com reportagem de Beth Carney [Business Week, 1/12/04], o motivo do sucesso do formato compacto é a comodidade para os leitores, especialmente para aqueles que lêem o jornal no caminho para o trabalho. Publicações menores são mais fáceis de manejar no transporte público. Segundo a coordenadora da Associação Internacional de Marketing de Jornal, Inge Van Gaal, não é novidade a preferência dos leitores pelos tamanhos compactos, mas os editores estavam relutantes em assumir um formato geralmente associado ao jornalismo sensacionalista. Para Inge, essa atitude mudou depois que a popularidade de tablóides gratuitos distribuídos nos metrôs da Europa aumentou, o que ajudou a transformar a imagem dos tablóides e mostrou a ânsia do público pela praticidade no manuseio.
Um obstáculo para a troca de formato é que os jornais têm que renegociar contratos com anunciantes, que pagam o espaço por metragem, e não por proporção de página. Tanto o Independent quanto o Times declararam que perderam alguns anunciantes como resultado da mudança de preço que acompanhou a troca de formato. Eles afirmaram, porém, que os ganhos com circulação deverão atrair novos anunciantes. Inge acredita que os jornais de hoje são capazes de mostrar aos anunciantes que anúncios menores em tablóides são tão eficazes quanto os grande em jornalões.
Compacto ou tablóide?
Notavelmente, durante a mudança para formatos menores, tanto o Independent quanto o Times têm evitado usar o termo ‘tablóide’, optando pela palavra ‘compacto’. No entanto, até mesmo o Audit Bureau of Circulation distingue a qualidade dos títulos dos antigos jornalões em relação aos tablóides sensacionalistas.
Desde a conversão, o Times aumentou a circulação em 4% entre maio e outubro deste ano. No caso do Independent, este aumento foi de 19%. Jornais de outros países da Europa também experimentam a diminuição do tamanho de suas publicações. Entre eles estão o Die Welt, da Alemanha, e o De Standaard, da Bélgica.