Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Eles gostam das revistas delas

Pesquisa feita nos EUA revelou que de 10 a 20% dos leitores de revistas femininas são homens. Segundo Samir Husni, especialista em revistas da Universidade de Mississipi, o número de homens que lêem a feminina Better Homes & Gardens (Casas e Jardin Melhores) é maior do que os que lêem Men’s Health (Saúde Masculina); são oito milhões contra seis milhões de leitores. Também o número dos que lêem a revista Essence é maior do que aqueles que lêem Men’s Journal.

Segundo Raoul Mowatt [Chicago Tribune, 1/12/04], o número de homens leitores destas publicações surpreende até mesmo os editores das próprias revistas. A editora da Cosmopolitan, Kate White, acredita que os homens ‘querem saber o que as mulheres desejam’, e por isso buscam as publicações voltadas para elas. Os leitores homens da Cosmopolitan chegam a 2,61 milhões, quase tantos quanto a masculina Penthouse, que conta com 2,75 milhões (lembrando que número de leitores é diferente de índice de circulação, que mede o número de vendas). No entanto, a pesquisa mostrou que, enquanto as mulheres destrincham as páginas por horas a fio, os homens gastam em média 19 minutos neste tipo de leitura.

Apesar destes números, os editores de publicações femininas dizem que não levam em conta os leitores masculinos na hora de pensar no tipo de matéria que irão oferecer. Alguns afirmam que, na verdade, nunca pensaram sobre o fato de homens lerem suas revistas. A única exceção é a Cosmopolitan, que lançou a revista Cosmo For Your Guy há cerca de um ano, com assuntos como: ‘como lidar com os humores dela’ e ‘compre um presente para ela que não seja uma tragédia’.