Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Nielsen e Univision suspendem disputa legal

A maior rede de TV hispânica dos EUA, Univision, e a única medidora de audiência de televisão do país, a Nielsen Media Research, anunciaram a suspensão dos processos que moviam uma contra a outra, reporta Frank Ahrens, do Washington Post [30/11/04]. A emissora entrara na justiça para evitar que a Nielsen usasse um novo sistema eletrônico de aferição em Los Angeles, sob o argumento de que ele não daria o devido peso ao público de minorias, e a empresa de pesquisa entrou com processo contra essa ação.

Tradicionalmente, a Nielsen usava cadernetas em que os espectadores anotavam os programas que assistiam para medir suas audiências. Há alguns anos, a empresa adotou o sistema eletrônico para aferir audiência nacional, mas, desde 2002, começou a utilizá-lo para medir o público das emissoras em cada cidade.

A Univision argumenta que os lares hispânicos de Los Angeles, seu maior mercado, teriam peso abaixo do real nas pesquisas da Nielsen, preocupação demonstrada também por emissoras locais de outras cidades. A rede latina se juntou a um grupo de organizações representantes de minorias para protestar. A coalizão tem o apoio da rede Fox, que opera canais que também poderiam perder pontos de audiência.

A Nielsen anunciou que não pretende mudar o sistema eletrônico de pesquisa, mas que fará uma espécie de ação afirmativa, aumentando a amostragem de integrantes de minorias sempre que julgar necessário, para obter resultados mais precisos.