A empresa de software escocesa Traffic Management adotou a polêmica como estratégia de marketing para lançar um jogo de computador no qual o usuário se coloca no papel de Lee Harvey Oswald e tenta reconstituir o assassinato de John Kennedy. O produto, que pode ser baixado na internet por US$ 9,99, foi lançado por ocasião do 41º aniversário do atentado. Aquele que conseguir dar o tiro da forma mais parecida com o que se supõe ter ocorrido na vida real ganha US$ 100 mil. JFK Reloaded, como se chama o video game, deu corda para inúmeros críticos, que o deploraram nos veículos de comunicação, e reacendeu também o debate sobre a violência nos jogos eletrônicos. A direção da empresa que o criou, no entanto, argumenta que se trata apenas de uma nova maneira de analisar o assassinato do presidente americano. ‘A razão para as pessoas não o aceitarem é o uso de uma tecnologia que pensam ser apenas para crianças’, disse o diretor administrativo da Traffic, Kirk Ewing.
Diários online são os mais procurados na Rede
O grande fenômeno da última eleição presidencial foi a proliferação dos weblogs – ou blogs, como ficaram conhecidos os diários online que competiram com a imprensa americana durante a campanha. Segundo Greg Frost, da Reuters [30/11/04], o termo simboliza a diferença entre a mídia antiga e a nova. O que é certo é que o prestígio da palavrinha aumentou bastante nos últimos tempos. Ela ficou no topo da lista dos 10 termos mais procurados do ano nos sítios da editora Merriam-Webster, que publica o dicionário Webster. Definida como ‘sítio de internet que contém um diário pessoal online com reflexões, comentários e freqüentemente hyperlinks’, a palavra blog foi a mais procurada na busca de assuntos relacionados a grandes eventos, como a eleição, por exemplo. A editora, com sede em Massachusetts, prepara a lista anualmente pesquisando as palavras mais procuradas em seus sítios ao longo do ano.