Saturday, 28 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Campanha previne jovens sobre exploração sexual

Conforme designação do Senado dos EUA, junho é o mês nacional de segurança na internet. Em todo o país, está sendo veiculada na televisão, rádio e na Rede campanha publicitária de alerta sobre os riscos de pessoas que utilizam a comodidade do meio online para se aproveitarem da vulnerabilidade de crianças e adolescentes. A campanha é direcionada especificamente para as meninas; com uma linguagem clara e direta, divulga um sítio por meio do qual podem ser feitas denúncias sobre exploração sexual.

De acordo com pesquisa realizada com 1.500 usuários regulares da rede entre 10 e 17 anos, um em cada cinco jovens receberam proposta sexual online entre 1998 e 1999, sendo 2/3 do total de propostas direcionadas ao sexo feminino. O estudo foi conduzido em parceria pelo Centro Nacional de Crianças Desaparecidas e Exploradas, o Departamento de Justiça e o Centro de Pesquisa de Crimes Contra Crianças da Universidade de New Hampshire.

Os resultados obtidos pela pesquisa, por mais assustadores que pareçam, encontram-se defasados. O número de internautas aumentou em todo o mundo nos últimos anos. Nos EUA, o número de adolescentes que passou a usar a internet subiu pelo menos 24% entre 2000 e 2004, totalizando 21 milhões de jovens com acesso à Rede, segundo relatório publicado em março deste ano pelo Pew Internet and American Life Project.

O porta-voz do FBI em Washington, Paul Bresson, afirma que o alerta à pornografia infantil e à exploração sexual aumentou, e que, entre 1996 e 2002, 20% mais incidentes foram investigados. Informações de Jane L. Levere [New York Times, 8/6/05].