Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Jornal UNoticias deixa de ser impresso

Leitores do uruguaio UNoticias só poderão contar agora com a versão online do jornal, noticia Natalia Mazotte, do Knight Center for Journalism in the Americas [29/8/12]. A transição digital resultou na demissão de mais de 100 empregados, que pediam o pagamento de dívidas trabalhistas. O anúncio foi feito na semana passada e por isso a edição impressa do dia 24/8 não circulou.

Em declaração, a editora do jornal, Impresora Polo S.A, disse que a suspensão da versão impressa ocorreu devido a mudanças nos hábitos de leitura dos consumidores. “Isto vem sendo observado em todo o mundo e não é diferente no Uruguai, onde mais leitores escolhem, a cada dia, ser informados por meio de plataformas eletrônicas de comunicação”, explicou.

A notícia surpreendeu os empregados do jornal e até mesmo os editores, que não haviam sido informados previamente. Segundo a Associação de Imprensa Uruguaia (APU, sigla em espanhol), os gerentes do grupo deixaram os escritórios do jornal horas antes do anúncio e, desde então, ficaram fechados a qualquer negociação. Eles foram intimados pelo Ministro do Trabalho e Previdência Social para um encontro no dia 27/8.

O grupo destacou, no anúncio, que “por meio de novos projetos editoriais, espera incorporar os profissionais que, infelizmente, foram afetados por uma questão que não tem nada a ver com seu desempenho profissional”. A Federação de Jornalistas da América Latina e do Caribe expressaram solidariedade com os empregados, em uma matéria publicada no dia 26/8. A federação afirmou que seguiria as negociações em defesa dos direitos trabalhistas dos funcionários do UNoticias.