‘Novela que faz merchandising social pelos deficientes visuais, contraditoriamente ‘América’ não tem sido entendida pela população cega, que seria de cerca de 12 milhões. Os cegos reclamam que não conseguem entender cenas sem diálogos e acham Jatobá (Marcos Frota) exagerado.
Mobilizados por uma lista de discussão na internet criada por uma pesquisadora de Glória Perez, autora da novela, um grupo de 50 cegos enviou nesta semana uma ‘carta aberta’ à Globo pedindo que a emissora disponha de um serviço de áudio descrição que lhes permita ter um melhor acesso ao conteúdo da trama.
O serviço já existe em países como Canadá e EUA e está previsto em legislação brasileira. Consiste em um canal de áudio, o mesmo da tecla SAP, pelo qual um locutor explica o que está acontecendo nas cenas. É a versão dos cegos do closed-caption, para surdos.
A Globo informa que sua área de engenharia está estudando a implantação da áudio descrição.
‘Isso nos ajudaria muito nas cenas mudas [sem diálogos]. Quando entra só musiquinha e imagem, a gente não tem idéia do que está acontecendo’, conta Paulo Romeu Filho, 47, analista de sistema, que mandou a carta à Globo.
Romeu Filho diz que não sabia que Haydée (Christiane Torloni) é cleptomaníaca, porque quando ela furta objetos não há diálogos. ‘E o Jatobá quer passar tantos conceitos que está ficando chato.’
OUTRO CANAL
No ar 1 O ‘Pânico na TV’ não vai mais para o SBT (pelo menos, não tão cedo). Ontem à tarde, a Rede TV! soltou comunicado informando que, na quinta-feira, Silvio Santos e Guilherme Stoliar (SBT), Amilcare Dallevo (Rede TV!) e Antonio Augusto Amaral de Carvalho Filho, o Tutinha (Jovem Pan), líder dos humoristas, fecharam acordo em que o SBT se compromete a respeitar o contrato do ‘Pânico’ com a Rede TV!, que vai até 2007.
No ar 2 O acordo foi confirmado à Folha por um alto executivo do SBT. Pelo acerto, a rádio Jovem Pan também encerraria negociações com a Record, e o ‘Pânico’ iria para o SBT no início de 2007.
Atravessou A Record fez nesta semana ao ‘Pânico na TV’ uma proposta melhor financeiramente do que a do SBT. Propôs R$ 1 milhão por mês e participação nas receitas publicitárias do programa. Até então, o SBT se propunha a pagar R$ 800 mil, mais participação nos comerciais e merchandisings.
Money A segunda edição de ‘O Aprendiz’ estreou anteontem na Record com média de dez pontos no Ibope da Grande São Paulo, com picos de 14. Marcou um ponto a mais do que a estréia do primeiro, no ano passado. No horário, o SBT cravou 19 pontos e a Globo, 31. Com o ‘reality show’, a Record dobrou sua audiência em relação à quinta-feira anterior.’
PÂNICO NA TV
Taíssa Stivanin
‘‘Silvio garantiu que não contrata o ‘Pânico’’, copyright O Estado de S. Paulo, 25/06/05
‘Se depender da palavra do homem do Baú, o Pânico no SBT não vai rolar. Em entrevista ao Estado, o presidente da RedeTV!, Amílcare Dalevo, afirmou que Silvio Santos se comprometeu em não cobiçar o programa antes do fim de seu contrato na RedeTV!. ‘Li várias matérias sobre isso e é muito interessante… Eles ainda têm um ano e meio de contrato. Há cerca de uma semana, o Silvio Santos me ligou e garantiu que o contrato não seria rompido. Acredito na palavra dele’, disse Dalevo.
‘Mas, caso o contrato não seja respeitado, a questão é judicial. A gente não faz TV para receber multa’, completou. O empresário estava nos Estados Unidos, num congresso de tecnologia digital, quando falou com Silvio.
Dalevo ressaltou que a Rede TV! não convida artistas que tenham contrato em vigência em outros canais e isso deveria ser uma atitude comum entre as emissoras. ‘Deveria funcionar como no futebol: jogador cumpre o contrato até o fim. Na TV, é só dar ibope para começarem as especulações.’ Pânico estreou com 3 pontos de audiência e, em um ano, triplicou seu ibope.
Na contramão do que indica a precariedade ostentada com orgulho pela trupe, Dalevo faz questão de exibir a superioridade de sua emissora diante do SBT. Diz que acredita ser difícil produzir o mesmo programa no SBT, já que a Rede TV! dispõe de recursos digitais para programas ao vivo ‘ainda inéditos’ para outras emissoras – e utilizados no Pânico.
‘Nós não usamos mais fitas. Através do software desenvolvido pela empresa TecNet, é possível puxar qualquer imagem, ao vivo, e transmitir.’
ACORDO DE CAVALHEIROS
Um motivo forte para o acordo entre Silvio e Dalevo é a participação da Rede TV! e do SBT na recém-criada Abra (Associação Brasileira de Radiodifusores), entidade dissidente da Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), que segundo a Abra representa apenas os interesses da Globo.
Com reunião marcada para esta segunda-feira, a Abra estaria negociando um artigo em seu estatuto que evitaria o convite a artistas contratados de outros canais da entidade. Com isso, as emissoras ficariam livres de pagar salários milionários para manter determinados artistas na casa, pondo fim ao leilão nas negociações. Agora, resta saber se Silvio cumprirá sua palavra. E se daqui a um ano e meio ainda terá interesse na trupe.’