Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Versão digital possibilita lucro extra para jornais

Reportagem de Graham Duffill para a Press Gazette [28/7/05] chama atenção para a possibilidade que representam as versões digitais em formato PDF de jornais impressos. Os diários que colocam todo seu conteúdo na internet em forma de sítio gastam quantias consideráveis para fazê-lo. Gerar um PDF do mesmo conteúdo que vai para as rotativas tem custo quase nulo e como resultado um produto que também se mostra vendável. O britânico Financial Times lançou em setembro um serviço de assinaturas para sua edição digitalizada esperando conseguir cerca de duas mil novas assinaturas, mas este número já foi ultrapassado por ampla margem. Nos EUA, 327 jornais oferecem edições em PDF, que representam 1,75% de suas tiragens. Ainda é pouco, mas há exemplos de publicações cujo leitorado aderiu amplamente ao formato. O America´s Investor´s Business Daily, por exemplo, tem 47 mil assinantes para a edição digital, cerca de 20% do total.



Lançamento da Discovery é sucesso na rede

Mais de 335 mil pessoas assistiram ao vivo ao lançamento do ônibus espacial Discovery através das páginas da NASA na internet. É quase o triplo do número de internautas que acompanharam a missão Impacto Profundo no dia 4/7. A agência espacial americana fez parceria com o Yahoo para oferecer a cobertura ao vivo do lançamento, informa TechWeb [27/8/05].