‘O gigante americano da internet Yahoo anunciou ontem ter fechado um acordo para investir US$ 1 bilhão no portal chinês de comércio eletrônico Alibaba.com, com o objetivo de conquistar um mercado ainda embrionário, mas com um imenso potencial. O acordo dá ao Yahoo 40% do capital econômico e 35% dos direitos a voto no Alibaba. O negócio prevê ainda que o sócio chinês fique responsável pela administração das operações do Yahoo na China.
Essa transação representa o maior investimento de uma empresa estrangeira para ter acesso aos mais de 100 milhões de internautas em território chinês. O Alibaba.com poderá utilizar e desenvolver a marca americana na China, o país mais povoado do mundo e a economia que mais cresce no planeta.
O site Alibaba, que tem sede na cidade de Hangzhou, com quase 2 mil funcionários, opera na internet com o site de leilões Taobao.com, além do Alibaba.com. Também conta com um sistema de pagamentos online, AliPay, que compete no mercado chinês com o PayPal, do portal americano eBay. O portal chinês obteve um lucro de U$ 68 milhões em 2004, mais que o dobro dos U$ 30 milhões obtidos no ano anterior.
A combinação feita entre as empresas inclui o site de busca em chinês 3721.com, adquirido pelo Yahoo em 2004 e que representa um desafio para o portal eBay, o maior do mundo em comércio na internet.
A China superou em junho os 103 milhões de usuários de internet, segundo cifras oficiais. É o segundo maior mercado do mundo depois dos EUA, com 159 milhões de usuários. Por isso, trata-se de um mercado muito disputado. O artífice desta parceria foi a entidade japonesa Softbank Corp., maior investidor do Alibaba e maior acionista estrangeiro da Yahoo.’
O Globo
‘Yahoo aplica US$ 1 bi em site chinês’, copyright O Globo, 12/08/05
‘A Yahoo Inc. comprou por US$ 1 bilhão uma participação de 40% no site de leilões chinês Alibaba.com, de olho no segundo maior mercado de internet do mundo. O acordo, anunciado ontem, já era alvo de especulações em jornais americanos desde domingo. Ele vai permitir a fusão das funções de busca do Yahoo – na China, atrás apenas do site Baidu.com – e de leilões na internet do Alibaba.com, que naquele país só perde para a subsidiária do eBay.
A Yahoo também vai juntar seus serviços de e-mail na China com os do Alibaba.com.
O valor de mercado da nova empresa é estimado em US$ 4 bilhões. A companhia será dirigida pelo fundador e diretor-executivo do Alibaba.com, Jack Ma. A Yahoo terá 35% dos direitos de voto.
– Acreditamos que esta é a melhor abordagem para o mercado chinês – disse o diretor de Operações da Yahoo, Daniel Rosensweig. – Os ativos mais importantes da internet são comércio eletrônico, busca, comunicações e portais, e a combinação de Alibaba e Yahoo na China será a maior a reunir estes ativos.
A China é o segundo maior mercado online global: espera-se que até o fim do ano o país tenha 120 milhões de usuários. Ma disse que acredita que a China vai passar os EUA dentro de cinco anos.
Segundo Qiu Changhua, analista da Forun Technologies, a operação dará ao Alibaba os recursos necessários a sua futura expansão.
– Com a Yahoo, Alibaba terá mais credibilidade. E a Yahoo terá um pé firme na China – disse Qiu.
No ano passado, o Alibaba teve uma receita de US$ 46 milhões, e suas operações comerciais movimentaram US$ 4,5 bilhões.’
TV GLOBO
Daniel Castro
‘Globo desiste de abrir Copa a Record e Band’, copyright Folha de S. Paulo, 12/08/05
‘A Globo suspendeu nesta semana as negociações com a Record e a Band para dividir as transmissões da Copa do Mundo de 2006. Ainda não é certo se transmitirá o Mundial sozinha na TV aberta, como em 2002. Existe a possibilidade de passar parte dos direitos para a Cultura, e assim se livrar da acusação de ‘monopolista’, de que compra tudo, mas não exibe.
‘Depois de avaliar todos os investimentos necessários e as receitas possíveis do evento, a TV Globo concluiu que o preço que deveria cobrar para dividir a transmissão com as demais emissoras seria incompatível com o mercado’, diz a Globo em nota à Folha. Extraoficialmente, a Globo pedia de cada concorrente US$ 15 milhões para dividir a Copa. Comprou o Mundial por US$ 80 milhões (com a SporTV), após uma renegociação que baixou o valor inicial de US$ 240 milhões.
A Globo enviou nesta semana a agências de publicidade o plano comercial da Copa. Nele, diz que exibirá ao vivo 50 dos 64 jogos. Oferece seis cotas de patrocínio, a R$ 59,8 milhões cada. A receita não cobre todos os custos que terá com a Copa. Segundo analistas, a Globo terá que faturar R$ 600 milhões brutos para lucrar. Para tanto, deverá fazer promoções comerciais e lançar subprodutos.
A Globo também lançou o plano do ‘Projeto Futebol 2006’ (que inclui o Campeonato Brasileiro, estaduais e Libertadores), com cinco cotas de R$ 83 milhões.
OUTRO CANAL
Rugido Carlos Massa, o Ratinho, não gostou da idéia de entrar no ar às 18h15, a partir da semana que vem, quando o ‘SBT Brasil’, de Ana Paula Padrão, toma seu atual horário. Vai pedir a Silvio Santos para que seu programa seja apenas às quartas e domingos.
Mídia A série ‘Carandiru – Outras Histórias’, que terá seu último episódio exibido hoje pela Globo, chega ao mercado já no mês que vem em dois DVDs, que somam mais de quatro horas e meia de duração, que serão vendidos juntos ou separadamente.
Novela B A próxima novela da Record, que já foi batizada de ‘A Força do Destino’, ‘Destinos Cruzados’ e ‘Destino’, se chama agora ‘Prova de Amor’ _mas esse título ainda não é definitivo. As marcas anteriores já têm donos.
Coração Diretor-geral artístico da Globo, responsável pela escolha dos novos programas que a emissora irá testar no final de ano, Mário Lúcio Vaz está hospitalizado.
Suspense A Record adiou ontem à tarde para o dia 22 a estréia do programa ‘Hoje em Dia’, que entraria no ar na próxima segunda. Faltava definir um dos três apresentadores, na vaga que foi de Marcelo Rezende e depois de Rodolpho Gamberini. Convidado para o programa, Britto Jr., repórter da Globo, deve decidir só hoje se muda de emissora.’