O New York Times anunciou que irá integrar as redações das edições impressa e online, num passo importante para uma indústria que enfrenta grandes mudanças no modo como as pessoas têm acesso à informação. Os jornalistas que produzem o sítio de internet do NYT serão transferidos para uma redação maior, para que as duas equipes passem a colaborar entre si com muito mais freqüência do que fazem atualmente. Não há previsão de cortes de pessoal durante o processo de integração, que acontecerá nos próximos meses.
Leonard Apcar, responsável pela NYTimes.com – divisão da empresa para a internet –, afirmou que, de imediato, os dois grupos de jornalistas não ficarão na mesma sala, já que a redação do jornal não é muito espaçosa para tanta gente. Por enquanto, apenas alguns repórteres serão transferidos e, quando o novo edifício da empresa na Times Square for inaugurado em 2007, os demais se juntarão a eles.
A mudança acontece um mês depois da criação de uma seção paga no sítio no jornal e dez anos depois de seu lançamento. O NYT é atualmente o jornal online mais visitado do mundo – em junho, o sítio registrou 11.2 milhões de visitantes únicos nos EUA e 14.3 milhões em todo o mundo.
Enquanto o número de pessoas que acessam o sítio vem crescendo consideravelmente, o número de leitores do jornal impresso está estagnado. Ao contrário de outras publicações, o NYT não sofreu grande queda nas vendas, mas o leitor-padrão está envelhecendo. O editor-executivo do jornal, Bill Keller, disse que a integração não está acontecendo por questões financeiras e que o grupo investirá mais dinheiro no treinamento dos jornalistas em novas mídias, a fim de explorar melhor o potencial da internet.
Conteúdo exclusivo
Keller espera que, com a medida, seja produzido conteúdo exclusivo para o sítio, com blogs, vídeos e outras formas de interatividade, tendo em vista que mais de 80% dos usuários regulares têm acesso à internet de alta velocidade.
Para John Morton, consultor especializado em mídia, a tendência à integração das redações é um passo óbvio, mas talvez tardio, para uma indústria que precisa encontrar uma estratégia de negócios funcional. Segundo ele, há uma década as escolas nos EUA vêm ensinando aos jovens a obterem informação usando o teclado do computador e a tendência é que um número cada vez maior de pessoas venha a procurar a internet para obter informações.
Em mensagem à equipe do jornal, Keller e o vice-presidente de Operações Digitais, Martin Nizenholtz, afirmaram que a integração contribuirá para levar o jornalismo digital a um outro nível. Além disso, espera-se diminuir e eventualmente eliminar as diferenças entre as duas equipes – reorganizando as estruturas e mentes para fazer jornalismo online, em formas que são familiares e formas ainda a serem inventadas, sem perder as qualidades essenciais do jornalismo.
Integração pioneira
O NYT é o primeiro grande jornal de circulação nacional dos EUA a integrar sua redação tradicional com a equipe de jornalistas de seu sítio de internet. O Tampa Tribune, da Flórida, já foi ainda mais longe, unindo numa só redação o pessoal do jornal, do sítio e do seu canal de TV.
A direção do Washington Post criou há dez anos uma redação separada para o seu braço digital. Boisfeuillet Jones Junior, publisher do Post, declarou que a empresa não tem a intenção de unir as operações, mas comentou que já há uma ampla cooperação entre os dois grupos de jornalistas, o que permite a produção de um sítio dinâmico. O Wall Street Journal também tem uma redação separada para a sua versão online. Seu editor discute com os editores da publicação impressa os temas a serem colocados na rede. Com informações de Justin Gillis [The Washington Post, 3/8/05], Cosima Marriner [The Guardian, 4/8/5] e Jay DeFoore [Editor & Publisher, 2/8/05].