As Organizações Globo anunciaram na quarta-feira (19/9) mudanças na governança corporativa e também na direção geral da TV Globo. Conforme comunicado assinado por Roberto Irineu Marinho, Carlos Henrique Schroder assumirá a direção geral da TV Globo a partir de 1º de janeiro de 2013, quando Octávio Florisbal, atual diretor geral, passará a integrar o conselho de administração das Organizações Globo. Até o início do próximo ano, Schroder acompanhará Florisbal em sua rotina de gestão, num processo de transição. Também em janeiro, o conselho de administração passará por uma reformulação e terá seus membros indicados pela assembleia dos acionistas.
Além disso, foi definida a ampliação da atuação da área comercial. Willy Haas acumulará a direção de negócios e de comercialização da TV Globo. Ele substituirá Schroder em suas ausências. Ali Kamel, atual diretor da Central Globo de Jornalismo, sucederá Schroder na direção geral de jornalismo e esportes. O novo titular da CGJ será anunciado nos próximos dias.
Governança corporativa
Roberto Irineu Marinho, em seu comunicado, destaca que as Organizações Globo têm hoje dez acionistas, “número que deve se ampliar rapidamente quando os demais membros das próximas gerações atingirem 21 anos”. Por isso, explica, era necessário organizar uma assembleia de acionistas, formalizar um novo conselho de administração e preparar regras de gestão. “A família Marinho permanece no controle das Organizações Globo e as ações com direito a voto passarão sempre de pai para filho. Criamos também um novo Acordo de Acionistas com várias regras. Entre elas está a que garante que os acionistas que desejarem participar da gestão das empresas só o farão se tiverem rigorosa formação profissional necessária para a função. Há também definições de como lidar com possíveis conflitos de interesse entre acionistas em todos os níveis. E muitas outras normas”.
Sobre as mudanças na TV, Marinho diz que “a liderança ponderada e agregadora de Octávio na Rede Globo jamais será esquecida, e contamos com essas qualidades para enriquecer o nosso novo Conselho de Administração. Estamos certos de que Schroder, com a ajuda inestimável do Willy, dos diretores gerais Érico (Magalhães), Manoel (Martins) e Fernando (Bittencourt) e de todos os demais executivos, saberá substitui-lo à altura, para continuarmos atendendo e surpreendendo nosso público e o mercado publicitário com qualidade, inovação e respeito, bases do nosso sucesso”.
***
Silvia Faria é a nova diretora da Central Globo de Jornalismo
Silvia Faria é a nova diretora da Central Globo de Jornalismo. Ela substitui Ali Kamel, que foi promovido a diretor geral de Jornalismo e Esporte da TV Globo, conforme anúncio feito semana passada. A jornalista está na Globo há onze anos, período em que foi chefe de redação, diretora de jornalismo de Brasília e, mais recentemente, diretora executiva de jornalismo da CGJ.
Erick Bretas é o novo diretor executivo de jornalismo da TV Globo, assumindo o lugar de Silvia. Já Miguel Athayde assumirá a direção regional de Jornalismo da Editoria Rio.