Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Todos os americanos de olho na TV

O drama causado pela passagem do furacão Katrina nos EUA prendeu a atenção de milhões de americanos na semana passada, elevando o índice de audiência de especiais jornalísticos sobre o tema, noticia David Bauder [AP, 7/9/05]. Pelo menos quatro destes especiais, exibidos pelas grandes NBC, ABC e CBS, entraram na lista dos 15 programas mais assistidos no país, feita pelo Nielsen Media Research.

O programa mais assistido no horário nobre foi o Dateline NBC, narrado pelo âncora Brian Williams, que substituiu o veterano Tom Brokaw no fim do ano passado. O âncora, que passou a semana em Nova Orleans, também conseguiu alto índice de público com o noticiário Nightly News, que abocanhou 10.6 milhões de telespectadores – 31% a mais que na semana anterior.

Os telejornais World News Tonight, da ABC, e Evening News, da CBS, também apresentaram aumento de audiência de 21% e 20%, respectivamente, com relação à semana anterior, mas ficaram atrás da NBC. Segundo o artigo de Bauder, isso pode ter tido relação com o fato de nenhuma das duas ter nomeado, ainda, sucessores para os âncoras Peter Jennings, que morreu em agosto, e Dan Rather, que se aposentou do posto depois do fiasco da reportagem do 60 Minutes sobre a passagem de Bush pela Guarda Nacional, baseada em documentos forjados. As emissoras podem ter sido prejudicadas competitivamente pela falta de um representante de destaque na cobertura da tragédia.