Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Edição da New Yorker gera debate editorial nos EUA

Pela primeira vez em 80 anos de história, a revista americana New Yorker teve um anunciante exclusivo, a rede varejista Target. Na edição de 22/8, foram publicadas propagandas mascaradas como ilustrações de mais de 24 artistas, entre eles Milton Glaser, Robert Risko e Ruben Toledo, com temas relacionados a Nova York. Para debater este acordo que gerou controvérsias no mercado editorial, a Sociedade Americana de Editores de Revistas (ASME, sigla em inglês) – associação formada por editores de mais de 850 revistas americanas – pretende agendar, esta semana, um encontro que poderá ser um marco na história do grupo, informa Lewis Lazare, do Chicago Sun-Times [8/9/05].

A ASME irá questionar se a New Yorker violou indiretamente as normas de conduta da associação, que, entre outras coisas, estipula que acordos com anunciantes exclusivos devem ser divulgados em uma carta do editor ou do publisher com explicações de que o anunciante não teve influência no conteúdo editorial – o que não ocorreu na edição com anúncios exclusivos da Target.

Se ocorrer o encontro, o tema será tratado de forma delicada. A New Yorker é um dos membros mais importantes da ASME e nos últimos anos ganhou diversos National Magazine Awards (prêmio concedido pela associação e pela Escola de Jornalismo da Universidade de Colúmbia desde 1966). De acordo com as normas da ASME, qualquer revista que viole ‘intencionalmente ou repetitivamente’ as normas de conduta do grupo deve ser declarada inelegível para o prêmio National Magazine Awards e o editor responsável pelas violações (se for um membro da ASME) deve ser expulso da organização.