Importantes jornais americanos, como Miami Herald, Wall Street Journal e Boston Globe, que têm grande parte de sua renda proveniente da venda de anúncios publicitários, estão distribuindo assinaturas gratuitas para manter um índice de circulação favorável. Segundo análise do New York Times [10/1/05], pelo menos 1,6 milhão de pessoas não pagam e não solicitaram a assinatura, mas são classificadas como assinantes pagantes.
Segundo Jacques Steinberg e Tom Torok, do Times, isso é possível por uma mudança na regulamentação da indústria jornalística – que antes não permitia que os jornais distribuídos de graça fossem contabilizados na circulação total de um jornal. Ao fazer a análise dos dados da Audit Bureau of Circulations, o Times descobriu que os jornais que distribuem edições de domingo gratuitamente conseguiram manter a queda de circulação em 0,2%. Contudo, se forem levadas em conta apenas os exemplares realmente pagos, a queda fica em quase 2%. Este número seria ainda maior se fossem eliminados os exemplares distribuídos a programas de educação.
A luta para manter bons índices de circulação tem sido dura para os jornais em que a venda de publicidade é orientada por esse índice. Além disso, a indústria perde anunciantes para outras mídias, como TV e internet.