Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Anunciada divisão da Viacom

O conglomerado de mídia americano Viacom anunciou, na semana passada, sua divisão em duas partes, com o objetivo de aumentar o valor das ações do grupo. O processo de desmembramento deve ser encerrado no primeiro semestre de 2006. O maior acionista da Viacom, Sumner Redstone, será o presidente das companhias, que terão sede em Nova York. A transação não deverá trazer custos para os acionistas, que manterão suas ações nas duas empresas. Uma delas manterá o nome de Viacom Inc., e incluirá os canais de TV a cabo Black Entertainment Television, MTV e Nickelodeon, o estúdio de cinema Paramount Pictures e a gravadora Famous Music. A outra, CBS Corp., incluirá as redes de TV CBS e UPN e a rede de rádio Infinity Broadcasting. Informações de Georg Szalai, do The Hollywood Reporter [15/6/05] .



Portal da AOL deixa de ser restrito a assinantes

A AOL, maior provedor de internet dos EUA, resolveu dar uma reviravolta em seu modelo de negócios, apostando no crescimento de publicidade na Rede. A partir de agora, o conteúdo de seu portal, que passou por uma reformulação de US$ 200 milhões, passa a ser gratuito, na esperança de atrair uma avalanche de usuários – que, por sua vez, podem render mais verba de anúncios. Antes, o sítio era fechado a assinantes, que desembolsavam US$ 23,90 ao mês. A companhia se baseou no ótimo desempenho dos concorrentes gratuitos Google e Yahoo para dar esse ousado passo. A AOL perdeu cerca de 4 milhões de assinantes nos últimos dois anos, mas ainda tem respeitáveis 22 milhões pelos quais zelar. No entanto, ela tem pesquisas que indicam que a maioria dos clientes pagam a assinatura para ter proteção contra vírus e serviço de assistência, e não pelo conteúdo do portal. Informações do New York Daily News [13/6/05].