A Nominet, organização britânica que registra endereços na internet terminados em .uk, iniciou na semana passada uma consulta pública de três meses para a introdução de nomes de domínios internacionais na Rede, informa Richard Wray, do Guardian [21/6/05]. Apesar dos navegadores de internet serem capazes de ler textos em vários idiomas, os endereços dos sítios usam apenas o alfabeto latino de 26 letras, hífens e dígitos de 0 a 9.
A nova medida permitiria que sítios incluíssem endereços com acentos ou escritos em diferentes alfabetos, como o grego, árabe, chinês, russo ou indiano. A organização pretende, com isso, refletir a diversidade cultural do país. Embora a Rede tenha sido criada por cientistas de língua inglesa e a maioria dos negócios online seja feita por ela, grande parcela da população mundial não fala o idioma.
A mudança não requer grandes investimentos, pois o sistema básico de registro não será modificado. O usuário terá apenas que fazer uma atualização no navegador do seu computador, para que ele converta nomes de sítios escritos em outros símbolos para um domínio que possa ser entendido na estrutura baseada no inglês da internet.