À medida que mais e mais pessoas acessam as notícias por meio de aparelhos móveis, numa época em que boa parte da audiência mais jovem não se interessa pela mídia tradicional, Ken Lerer e Eric Hippeau decidiram que estava na hora de um veículo especialmente projetado para smartphones e tablets. Surge, então, NowThis News, a plataforma móvel e social de vídeo.
A startup foi concebida, no início deste ano, pelos empresários Lerer e Hippeau, da Lerer Ventures, cofundadores do Huffington Post, em parceria com Brian Bedol, da Bedrocket, empresa que cria conteúdos. “Hoje em dia, você pode acompanhar notícias por aparelhos, mas esta é a primeira organização de mídia que é completamente projetada para uso por aparelhos móveis”, diz Hippeau. “A maneira pela qual as pessoas consomem notícias em aparelhos móveis é diferente – com ferramentas de geolocalização, telas menores e outros atributos que não estão disponíveis na web. Consideramos NowThis News uma plataforma completamente diferente de qualquer outra que exista.”
Um estudo recente feito pelo Project for Excellence in Journalism, do Pew Research Center, revelou que 50% da população adulta dos EUA possuem atualmente um smartphone ou um tablet, e um terço dos americanos adultos consomem notícias por um aparelho portátil uma vez por semana. NowThis News espera capturar esse mercado.
Teste com BuzzFeed
NowThis News foi projetado para ser acessado por smartphones e tablets por meio de seu aplicativo, cujo conteúdo poderá ser compartilhado na internet através das redes sociais. Embora não se pronunciem sobre a seleção de conteúdo e a estratégia de distribuição, a parceria dos responsáveis com o site BuzzFeed possibilitou a exibição de vídeos para teste, como “Todo o debate presidencial em 121 segundos”, “Os nove principais erros no debate presidencial” e “Três comidas que tentaram matá-lo esta semana”. Todo o conteúdo de NowThis News continuará disponível no BuzzFeed após o lançamento.
O gerente geral de NowThis News, Eason Jordan, disse que os vídeos divulgados até agora são “sobre assuntos aleatórios, e não uma amostra representativa do conteúdo após o lançamento”. A data do lançamento não foi anunciada e foi criado um site para os usuários entrarem com seus endereços eletrônicos e ficarem sabendo quando o projeto ficará pronto para deslanchar. Informações de Hannah Porter [American Journalism Review, 8/10/12].