A Corporation of Public Broadcasting, instituição que distribui verbas governamentais para emissoras públicas de rádio e TV nos EUA, já escolheu quem será sua futura presidente: é a republicana Patricia Harrison, favorita do atual presidente, Kenneth Tomlinson. Ele, atualmente, é o centro de uma disputa política porque tomou medidas para diminuir a tendência liberal da mídia pública americana. Uma dessas medidas foi conseguir convencer um comitê do congresso a cortar 25% das verbas que a CPB distribui, mas essa decisão já foi revertida pela própria câmara dos deputados, que tem maioria republicana, após causar certa polêmica. A rede de emissoras públicas, temendo a interferência de um sucessor que seguisse a linha de Tomlinson, tentou pressionar a diretoria da instituição a conseguir um outro candidato, mas não teve sucesso. Com informações do New York Times [24/6/05].
CNN acredita em ascensão a médio prazo
O presidente da CNN, Jonathan Klein, que assumiu o cargo em novembro do ano passado, afirmou, em entrevista para a Bloomberg [23/6/05], que pode demorar até 18 meses para que as recentes mudanças que ele promoveu na programação do canal surtam efeito sobre a audiência. ‘Os índices nunca mudam da noite para o dia’, disse, justificando porque, até agora, sua emissora segue perdendo feio para a conservadora Fox News. Klein aposta que uma volta às raízes hard news da CNN atrairá o público. Ele acabou com o programa de debates políticos Crossfire e criou um novo telejornal durante o dia, apenas para notícias internacionais. Em maio, o canal registrou média de 616 mil telespectadores nos EUA, contra os 727 mil que tinha um ano antes.