Thursday, 19 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1318

Quem quer um mico?

Do jeito que coloca as coisas, a grande imprensa quer nos fazer crer que o Serra será o único derrotado no próximo dia 28 de outubro. Tanto que ela noticia a rejeição de Serra sem fazer qualquer balanço. É bom lembrar, antes de mais nada, os cargos ocupados por José Serra: deputado, senador, prefeito da capital e governador em São Paulo. Como o próprio candidato diz, é paulistano da Mooca, torcedor do Palmeiras (podia, mas não vou, falar mal do Palmeiras). Então, eu digo: os índices de sua rejeição não resultam de uma antipatia momentânea; o grosso dos que o rejeitam teve inúmeras oportunidades de avaliá-lo como administrador (e como cidadão brasileiro) e é por isso que não vota nele.

Mas, peraí, até onde se sabe, os candidatos são escolhidos por partidos políticos –Serra pelo PSDB – e, é claro, os representam. Se o escolhido demonstrou ser um cadáver político, então, evidentemente, quem o indicou demonstrou a sua incompetência em escolher. Será que não havia outra escolha? Parece que não. Mas se as forças políticas que compraram o Mico Serra, com certeza, perderam, seus inúmeros apoiadores na grande mídia, mídia esta que apostou a própria credibilidade no “efeito mensalão” para implodir o Lula e o PT, também perderam.

Salve, simpatia!

Ainda no primeiro turno, tive o cuidado de copiar o resultado parcial de uma enquete postada no blog do Noblat, um dos mais raivosos militantes do antilulismo.

Reproduzo-o aqui. O sonho dourado de José Serra concretizado na enquete do blog do Noblat:

Veja em quem vota a maioria absoluta dos leitores do blog do Noblat. Alguma surpresa?

O Globo

Resultado

Total de votos: 494

Se você fosse eleitor em São Paulo, e se apenas estes fossem os candidatos a prefeito, em qual votaria?

Celso Russomanno (PRB) 3,04%

Fernando Haddad (PT) 8,50%

José Serra (PSDB) 80,36%

Não sei 0,61%

Nulo 6,88%

Branco 0,61%

Aqui a candidatura do tucano só encontra acalanto. Nenhuma rejeição. Salve, simpatia!

***

[Joca Oeiras é jornalista]