Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Viacom quer faturar mais com público afro

A gigante americana Viacom está reformulando sua emissora voltada ao público negro, a Black Entertainment Television (BET), de olho na emergente concorrência de canais como a TV One, que acaba de fechar acordo com Rupert Murdoch para ser retransmitida a 18 milhões de lares pelo sistema satelital DirecTV, e o Black Family Channel. Segundo reportagem de Johnnie Roberts para a Newsweek [7/2/05], a Viacom quer transformar a BET num bem tão valioso como a MTV ou o Comedy Central. Por isso, o principal programa do canal, a parada de videoclipes 106 Park, ganhou novo cenário, e o logotipo da rede foi alterado. A programação do canal é de baixo orçamento, com predominância de clipes de música e telecompras. Para a Viacom, a BET tem um amplo potencial a ser explorado, já que alcança 80 milhões de residências. ‘Ela apenas arranhou a superfície do que pode realizar’, opina o co-presidente do grupo, Tom Freston.



Há sexo demais na MTV, reclamam pais

O Parents Television Council, organização de pais que monitora a mídia americana, fez um levantamento sobre a incidência de nudez, cenas sexuais e referências verbais a sexo nos programas da MTV. Segundo David Bauder [AP, 2/2/05], quase um ano depois do incidente em que a cantora Janet Jackson mostrou o seio, ao vivo, durante transmissão de show no intervalo do Superbowl, a organização verifica os programas da MTV. A emissora foi uma das responsáveis pela produção do fatídico espetáculo. Durante uma semana foram contadas 3.056 cenas de nudez ou situações sexuais e 2.881 referências verbais a sexo. Os pais observaram ainda que a incidência de conteúdo sexual é maior nos programas produzidos pela MTV do que nos clipes de música que ela apresenta. Segundo o PTC, a MTV transmite três vezes mais conteúdo sexual e violento durante o dia do que as redes ABC, CBS, NBC e Fox.