Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Vítima dos blogueiros?

Em artigo para o New York Times [14/2/05], Katherine Q. Seelye destaca que, com a renúncia de Eason Jordan ao cargo de executivo-chefe da CNN, os blogueiros fizeram sua segunda vítima entre figurões da grande imprensa americana em apenas cinco meses. Na semana passada, após sofrer perseguição implacável de editores de blogs conservadores, Jordan se demitiu porque supostamente teria acusado os exército dos EUA de haver matado jornalistas intencionalmente no Iraque. Não se sabe se ele realmente fez a acusação – que nega –, porque não foi permitido acesso à gravação da palestra em que teria dito isso, no Fórum Econômico Mundial, em Davos, no fim de janeiro. A outra vítima a que se refere Katherine é o âncora da rede de TV CBS, Dan Rather, que, ao denunciar que George W. Bush teria tido tratamento privilegiado no serviço militar, apresentando documentos provavelmente falsos, foi rapidamente desacreditado pelos blogs de partidários do presidente.

No caso de Jordan, as declarações se tornaram públicas graças a um empresário de informática da Flórida, Rony Abovitz, que estava presente à conferência em Davos. Perplexo, Abovitz perguntou aos jornalistas presentes se dariam repercussão aos comentários de Jordan, e percebeu que eles estavam propensos a não tocar no assunto porque não queriam se prejudicar profissionalmente e porque o painel era oficialmente off the record. Por isso, o empresário contou o que ouviu num artigo que publicou, a convite, no blog oficial do Fórum Econômico.

Abovitz acreditava que seu texto não chamaria muita atenção, mas quando voltou para casa já havia recados da CNN e de Jordan; a notícia havia se espalhado, e os blogueiros pressionavam pela renúncia do executivo da emissora. Em seguida, o assunto virou tema de editoriais de jornais como The Washington Times, The Wall Street Journal e The New York Post.