Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Marketing em mídias sociais

Quer divulgar sua marca na internet? Crie uma conta no Facebook como empresa, a chamada fan page. O Facebook está à beira de atingir a marca de um bilhão de usuários em todo o mundo, e o Brasil é hoje o segundo maior país no Facebook, perdendo apenas para o seu país natal, Estados Unidos. Ou seja, sua empresa tem um público enorme a atingir na rede.

Crie sua fan page atentando para o preenchimento de todas as informações importantes da sua empresa, como endereço, telefone, produtos e serviços que oferece, missão e visão, utilizando o campo “sobre”. Procure dar um visual atraente a página, sempre dentro do seu universo de comunicação visual.

Depois de pronta é hora do mais importante, gerar conteúdo e divulgar. O marketing nas redes sociais é excelente, mas tem que ser feito de forma correta para gerar resultado. Dê preferência a publicação de temas ligados ao cotidiano da sua empresa, assuntos relacionados a segunda linha de produtos também vão bem, o importante é oferecer informações que agreguem ao dia a dia do seu público.

Como divulgar sua página?

Ter uma página organizada, bem feita, com bom conteúdo de nada adianta se não houver público certo? Para começar utilize a opção que o próprio Facebook oferece chamado de link de compartilhamento, existe também uma opção para importação da base de e-mails da sua empresa. Além disso você pode também:

– Divulgar o Facebook no seu site, inclua um botão para que as pessoas possam curtir e também disponibilize informações como o número de fãs que a sua página já possui e as últimas atualizações, existem modelos prontos por aí.

– Inclua o endereço da sua página em todo seu material promocional, como por exemplo: panfletos, cartões de visita e assinatura de e-mail.

– Faça disparos de e-mail marketing apenas para divulgar a sua mais nova página. Isso fortalecerá o institucional da sua empresa

– Incentive sua equipe comercial e de linha de frente para que divulguem pelo telefone ou pessoalmente para os clientes o endereço da página, mostrando os benefícios e informações que a empresa disponibiliza através desse canal.

– Faça sorteios de brindes regularmente estimulando a interação das pessoas dentro da página. São vários os exemplos de sucesso que podem ser seguidos, para participar as pessoas geralmente precisam curtir a página e compartilhar algum link de conteúdo da mesma no próprio mural. Funciona muito.

Existem várias outras formas de divulgar sua página no Facebook, siga as dicas e não deixe de utilizar essa ferramenta bastante eficaz para fortalecimento da imagem da sua empresa e também das vendas. Um mundo de possíveis clientes e admiradores da sua marca está aí, só depende de você.

***

[Luciana Gomes é escritora e consultora de marketing, Salvador, BA]