Três novos nomes fazem parte do Comitê Gestor da Internet do Brasil, segundo portaria publicada no Diário Oficial da União no dia 18/02. Os membros titulares recém-indicados representarão a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Ministério das Comunicações e o Ministério da Defesa.
A portaria, assinada pelos ministros da Casa Civil, das Comunicações e da Ciência e Tecnologia, definiu o nome de Plínio de Aguiar para ser o representante da Anatel no lugar de José Alexandre Bicalho, que será agora membro suplente, na posição que era de Marcelo Andrade Pimenta.
Augusto César Gadelha Vieira aparece como o novo representante do Ministério das Comunicações, no lugar de Plínio de Aguiar Júnior. O novo suplente é Flávio Lenz César, que entrou no lugar de Antônio Bezerra de Albuquerque Neto.
Entre os representantes do Ministério da Defesa, o novo titular é Luiz Antonio de Souza Cordeiro, que era o antigo suplente. Ele entrou no lugar de Antonio Carlos Ayrosa Rosiere. A suplência agora está a cargo de Luiz Roberto Amaral Varreto.
O Comitê Gestor da Internet foi instalado pelo governo federal em janeiro de 2004. Além dos membros titulares – a lista é maior do que os novos nomes anunciados este mês –, também têm espaço no órgão representantes do setor empresarial, do terceiro setor e da comunidade científica e tecnológica.
As principais atividades do comitê são fomentar o desenvolvimento de serviços e recomendar padrões e procedimentos técnicos e operacionais para a internet no Brasil.