Com um mesa de diálogo em torno do tema ‘A educação na mídia brasileira’, foi lançado na quarta-feira (21/9), em São Paulo, o Observatório da Educação – iniciativa da organização não-governamental Ação Educativa. No evento foi divulgada a ‘Carta de princípios da Ação na Mídia: Comunicadores pela Educação’, reproduzida abaixo:
***
Somos comunicadores comprometidos com a qualidade da cobertura da educação na mídia brasileira.
Acreditamos que, coletivamente, podemos ajudar a construir uma visão mais abrangente, criteriosa e politizada da temática educacional nos veículos de comunicação do país e conseqüentemente, podemos trazer esta visão mais plural para o espaço público.
Sabemos que ato de comunicar está diretamente relacionado com a afirmação do direito à educação. Por um lado, possibilita o diálogo com a sociedade civil e entre esta e o poder público. Por outro, exerce pressão pela efetivação e garantia deste direito.
Partilhamos das premissas do Observatório da Educação, de que:
**
A população tem direito de participar da definição de seus direitos e de como eles podem e devem ser efetivados;**
Qualificar o debate é condição central para qualificar o próprio conteúdo das políticas públicas;**
As políticas públicas são expressão de leituras sociais, conferindo à disputa de sentidos uma importância estratégica;**
A participação cidadã contribui para ampliar, junto à sociedade, as noções de espaço público e de bem comum;**
A mídia é uma arena privilegiada de debate público, repercussão e agendamento de grandes temas.Apostamos no diálogo e na reflexão coletivos em rede, na incorporação de novos olhares e vozes na cobertura da educação, na ética jornalística, na força da comunicação comunitária, independente, alternativa e na aproximação com a mídia eletrônica como meios para atingir nossa missão, que é de promover uma cobertura jornalística mais qualificada e plural, como condição para o aprofundamento da democracia e o desenvolvimento de uma cidadania crítica e ativa. [São Paulo, setembro de 2005]
Informações e adesões
(observatorio@acaoeducativa.org) ou (11) 3151-2333 ramal 130.