Saturday, 23 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

O presidente-observador da imprensa

O presidente Lula é bem-vindo ao clube de observadores da imprensa. Só que o presidente Lula como crítico da imprensa está usando os poderes de um chefe de Estado e, neste caso, não exerce a crítica, está fazendo ameaças.


Ontem [quarta, 27/9], em entrevista à Rede Record – que pertence aos seus aliados –, Lula disse o seguinte: ‘Eu, como leitor, vendo a imprensa, vejo que há jogada nisso aí’. Referia-se a decisão da Justiça de mandar prender os petistas envolvidos no ‘dossiêgate’ mesmo sabendo que na véspera de eleições só se admite prisão em flagrante delito.


Ora, um presidente da República sabe das coisas muito antes de serem publicadas, ele não soube da prisão pelos jornais. Mas Lula queria desacreditar a imprensa como, aliás, vem fazendo há quase 15 dias consecutivos. Isso não é correto, não é justo e, sobretudo, não é prático, pois se a imprensa não merece crédito na questão do ‘dossiêgate’, como acreditar nela quando noticia os feitos do governo?


Bem-vindo ao Observatório da Imprensa, presidente Lula! Mas não esqueça o que disse seu companheiro, o deputado Paulo Delgado (PT-MG): ‘Estamos cuspindo nas rotativas em que comemos. O PT é um produto da imprensa’.