Monday, 23 de December de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1319

Discurso de Chávez impulsiona venda de livro

Foi Hugo Chávez exibir uma cópia do livro Hegemony or Survival: America’s Quest for Global Dominance (Hegemonia ou Sobrevivência: a busca da América por domínio global), do lingüista e ensaísta de esquerda Noam Chomsky, para a obra virar best-seller nos EUA. O presidente da Venezuela segurou o livro durante discurso na Assembléia Geral da ONU, em Nova York, na semana passada. Publicado há dois anos, Hegemony or Survival é uma crítica detalhada da política externa americana que até então havia apresentado índice de vendas bom, mas não extraordinário.


No discurso em que chamou George W. Bush de “demônio”, o presidente venezuelano – com um exemplar de Hegemony or Survival nas mãos – pediu “respeitosamente” que as pessoas lessem o livro, que afirmou ser “excelente para nos ajudar a entender o que tem acontecido no mundo”. “Eu acho que as primeiras pessoas que devem ler este livro são nossos irmãos e irmãs dos EUA, porque sua ameaça está dentro de sua própria casa”, disse Chávez.


O discurso alavancou o título à lista dos mais vendidos em livrarias online como Amazon e BN.com, sítio da Barnes & Noble. Em diversas cidades dos EUA, os exemplares esgotaram nas livrarias, que tiveram que encomendar novas remessas. A Metropolitan Books, que publica o livro, já começou a imprimir mais cópias. Informações de Motoko Rich [The New York Times, 23/9/06].