Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Menos, Dines, menos

Em relação a ‘Um pito e muitas dúvidas‘, artigo de Alberto Dines em resposta ao que publiquei no Globo sobre o Opus Dei, gostaria que o Observatório de Imprensa esclarecesse os seguintes pontos a seus leitores:


1. Não é verdade que os artigos do professor Carlos Alberto Di Franco no Globo tenham deixado de ser semanais. Eles sempre foram mensais, conforme pode atestar o editor de Opinião do jornal, Aluizio Maranhão, no cargo há praticamente cinco anos. Não tenho delegação do Globo para falar em nome do jornal, mas tenho certeza de que os artigos de Di Franco são acolhidos porque têm qualidade e porque o jornal tem uma linha editorial que defende o pluralismo de idéias.


2. Não dei pito algum na revista Época, porque não tenho nem autoridade nem motivos para tal. A Época é uma revista com um jornalismo vigoroso e de qualidade. Manifestei-me apenas em relação a uma reportagem específica, e nada me impede de fazê-lo. O ‘centralismo’ a que Dines se refere talvez seja uma realidade nos grupos de comunicação por que ele passou em sua já longa e bem-sucedida carreira como jornalista. Nas Organizações Globo, posso assegurar que o debate é livre.


3. Em seu artigo, Dines diz: ‘É curioso que Kamel animou-se a sair em defesa do Opus Dei no exato momento em que a prelazia começa a organizar uma reação mundial ao filme O Código Da Vinci, que deve estrear em maio nos EUA’. Trata-se de uma insinuação insultuosa. Mas, diante da aberração que representa, vou imitar os adolescentes e, como eles, dizer apenas: ‘Menos, Dines. Menos’.


***


Nota do OI: O jornalista Alberto Dines está no exterior e pediu para que aqui se registrasse que responderá a manifestação de Ali Kamel na semana que vem, a partir de 3/3; ou antes disso, se lhe for possível. (L.E.)

******

Diretor-executivo de Jornalismo da Rede Globo