Friday, 22 de November de 2024 ISSN 1519-7670 - Ano 24 - nº 1315

Papa Francisco fala à imprensa e abençoa jornalistas

O papa Francisco participou de uma coletiva de imprensa no fim de semana, três dias depois de sua eleição, para milhares de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas que estavam em Roma para cobrir o processo de escolha do novo pontífice. O argentino Jorge Mario Bergoglio – primeiro papa latino-americano – falou sobre o conclave e contou que escolheu o nome Francisco em homenagem a São Francisco de Assis.

Ao cumprimentar os jornalistas que, desde que Bento 16 anunciou sua renúncia, em fevereiro, seguem de perto os acontecimentos no Vaticano, Francisco afirmou: “Vocês trabalharam duro, não? Vocês trabalharam duro!”. A plateia então aplaudiu o papa.

Francisco contou que, durante o conclave, sentou-se ao lado do cardeal brasileiro Cláudio Hummes, que chamou de “grande amigo”. Logo após a eleição, Hummes o abraçou e disse para que ele não esquecesse dos pobres. “E aquelas palavras entraram aqui”, afirmou o papa, apontando para o coração. “Eu pensei nas guerras, enquanto a votação continuava”, continuou. “E Francisco é o homem de paz. Desta forma surgiu o nome, veio ao meu coração: Francisco de Assis”.

Benção

Ao fim da coletiva, o papa fez uma benção em silêncio aos profissionais de mídia, reconhecendo que nem todos os presentes eram católicos. Foi um “gesto raro para um pontífice e um sinal de abertura a outras fés e compromisso com o mundo secular”, segundo artigo de Rachel Donadio no New York Times.

“Visto que muitos de vocês não pertencem à Igreja Católica, e outros não são religiosos, eu ofereço esta benção do meu coração, em silêncio, a cada um de vocês, respeitando a consciência de cada um, mas sabendo que cada um é um filho de Deus”, afirmou. “Que Deus os abençoe”.