Um projeto que desde agosto de 2001 monitorava e acompanhava a imprensa catarinense pela internet agora ganha formato televisivo. O programa Monitor de Mídia, desenvolvido por professores e alunos do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), estreou na última terça com o tema ‘a mentira’. Abordado através de entrevistas, enquetes e reportagens, a equipe problematizou como esta prática se manifesta na vida social e também no meio jornalístico.
‘Nossa idéia é sempre buscar temas relacionados à ciência e jornalismo’, conta o professor Rogério Christofoletti, um dos responsáveis pela iniciativa. Ele também está à frente do site, que vem sendo alimentado já há quase cinco anos com as reflexões produzidas pelo grupo a partir da observação dos três impressos de maior circulação no estado, o Diário Catarinense, o Jornal de Santa Catarina e A Notícia. ‘Focamos nossas pesquisas sobre esses três veículos porque são os únicos que chegam aos 293 municípios’, explica Christofoletti.
Além do diagnóstico quinzenal dos periódicos, o grupo também se debruça sobre quatro projetos de pesquisa. A liberdade de imprensa nos veículos catarinenses, a presença do negro na mídia e a qualidade dos telejornais veiculados no estado são alguns dos objetos pesquisados.
Apresentado pelo professor Fernando Arteche, o programa já possui uma série de edições gravadas, sobre temas como a clonagem e os transgênicos, os limites da razão e a posição brasileira em termos tecnológicos. Mas a idéia é alterar o formato do programa em breve. Na segunda fase, o Monitor de Mídia deve tomar o formato de um programa mais crítico, com debates e entrevistas com convidados. ‘É um programa universitário, a gente pode se dar o direito de ficar sempre experimentando’, diz Christofoletti.
Quem tem acesso ao canal 20 da Viacabo TV de Itajaí pode acompanhar o Monitor na Mídia, que vai ao ar toda terça-feira, às 22h30, com reapresentação às 22h de sexta-feira.
******
Da Redação FNDC